Jânio de Freitas, 90 anos


Hoje,o companheiro Janio de Freitas, completa 90 anos de idade. A ABI parabeniza e deseja toda felicidade do mundo a esse Mestre do jornalismo brasileiro.

Janio começou a carreira como desenhista na Revista do Diário Carioca, em 1953, aos 21 anos. Em pouco tempo, assumiu o cargo de diagramador e acumulou a função de repórter. Também foi fotógrafo e redator-chefe na Manchete. Fez parte da equipe que renovou a revista, experiência que repetiria a partir de 1957 no Jornal do Brasil. No JB foi responsável pela introdução de inovações na forma e no conteúdo que moldaram o jornalismo feito no Brasil a partir dos anos 60.

Desde 1980 trabalha na Folha de S.Paulo onde passou a publicar sua coluna política em 1983. Nesse espaço, publicou um de seus maiores furos: a comprovação da fraude na concorrência da ferrovia Norte-Sul, que percorreria 1.600 quilômetros de Goiás ao Maranhão. Orçada em 2,4 bilhões de dólares, era um dos principais projetos do governo José Sarney. A denúncia provocou a anulação da concorrência e o adiamento das obras da ferrovia. A reportagem rendeu-lhe cinco prêmios de jornalismo, entre os quais o Esso e o Prêmio Internacional Rei de Espanha.

No dia 10 de maio, Janio de Freitas gravou uma entrevista ao Poder360, e disse que a reportagem marcou a Folha e o jornalismo. Tornou-se referência de investigação de crimes na administração pública.

Na entrevista, ele disse também que o jornalismo precisa de inovações para cumprir sua missão de informar a sociedade e proporcionar desenvolvimento. Segundo ele, a mídia convencional ainda não se adaptou à internet e apontou a necessidade de inovações.

Para homenagear os seus 90 anos, postamos aqui a sua entrevista ao Poder360.