Inteligência Artificial
pode ajudar jornalistas


30/10/2018


O Centro Knight para Jornalismo nas Américas, em parceria com a Microsoft, oferece o curso gratuito “Como cobrir inteligência artificial e entender seu impacto no jornalismo”. As inscrições estão abertas até 19 de novembro e as aulas serão ministradas em português em plataforma online.

A duração é de quatro semanas e o curso será coordenado por Guilherme Jardim Duarte, editor de dados no Jota e ex-cientista de dados do jornal O Estado de S. Paulo. Os alunos terão acesso a vídeo-aulas, apresentações, leituras, fóruns de discussão e testes semanais e não há restrição de horário. O material pode ser acessado de acordo com a disponibilidade do estudante, contudo, as atividades devem ser completadas na semana correspondente.

O objetivo é familiarizar os alunos com os fundamentos da inteligência artificial (IA) e como ela afeta o jornalismo. O curso online aberto e massivo (MOOC na sigla em inglês) ensinará as principais técnicas, ferramentas e os fundamentos conceituais e estatísticos envolvidos nesta tecnologia.

“Inteligência artificial é um dos temas mais comentados nos últimos anos, sobretudo porque houve muitas conquistas recentes em termos de automatização. O que é verdade e o que é mentira nesse novo mundo? Como essas mudanças podem auxiliar no jornalismo? A compreensão de todas essas particulareidades permite ao jornalista melhorar seu trabalho, sendo mais crítico em relação às novidades, e mesmo usando algumas dessas técnicas no dia-a-dia”, diz Duarte.

Clique aqui para se inscrever no curso.

Ligado à Moody School of Communication da Universidade do Texas, o Centro Knight criou seu programa de ensino à distância um ano depois. A iniciativa é financiada em parte pela Fundação Knight.

Fonte: Portal Imprensa