Índice de impunidade no Brasil é alto, diz CPJ


17/04/2012


Na lista do Conselho para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), o Brasil figura entre os países com os mais altos índices de impunidade. A informação é do coordenador do CPJ para as Américas, Carlos Lauria, divulgada pela EFE, nesta segunda-feira, 16 de abril.
 
 
Segundo a agência de notícias espanhola, pelo quinto ano consecutivo o ranking mundial é liderado por Iraque, Filipinas e Somália. A Colômbia ocupa o quinto lugar da contagem geral, como o país latino-americano com maior índice de impunidade. Segundo Lauria, este seria o “triste legado de seu passado sangrento”.
 
 
Carlos Lauria disse à EFE que o nível de impunidade no Brasil continua sendo alto, apesar dos esforços judiciais para reduzir essa realidade. O relatório do CPJ lembra que, em 2011, “dois casos demonstraram os graves e constantes riscos que ameaçam os jornalistas que noticiam corrupção, política e crimes”.
 
 
Um desses casos registrados no documento do CPJ, intitulado “Índice de impunidade”, é o assassinato do blogueiro e então Presidente do PT, no município de Serra do Mel (RN), Ednaldo Filgueira, por ter publicado em seu blog denúncias contra autoridades locais. O jornalista foi morto com seis tiros, na noite de 17 de abril.
 
 
O país que apresenta o pior índice de impunidade é o Iraque, com 90 casos de violência contra jornalistas até momento sem resolução. Segundo o levantamento do CPJ, a atividade jornalística considerada de alto risco é a cobertura política, cujos profissionais representam 30% das vítimas que morreram no exercício da profissão.
 
 
O “Índice de impunidade” é publicado anualmente desde 2008. Este ano, o relatório destaca os 12 países onde há o maior número de casos de assassinatos de jornalistas em plena prática profissional, e que no período de dez anos cinco ou mais crimes continuam sem explicação, devido ao fracasso dos Governos na tentativa de solucioná-los.   
 

DIV> 

* Com informações da Agência EFE.
 

Primeira Página

Publicidade

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012