Imprensa sindical é tema de seminário


11/07/2012


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro promove, nesta quinta-feira, 12 de julho, o seminário “Relação Trabalhista na Imprensa Sindical”. O evento começa às 19h, no auditório da entidade, na Rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar, Cinelândia. A programação é aberta a todos interessados e vai debater a possibilidade de jornalistas em assessoria de imprensa de sindicatos adotarem uma convenção coletiva própria.
 
 
O diretor do Sindicato dos Jornalistas, Bruno Cruz, falou sobre os objetivos do seminário:
― Atualmente, os jornalistas de redação estão enquadrados no acordo de rádio e TV ou de jornal e revista. Os profissionais de empresas de comunicação corporativa também têm um acordo específico. Já os assessores de imprensa sindicais não estão representados em nenhuma destas convenções, explicou Bruno.
 
 
O seminário vai contar com palestra da jornalista Claudia Santiago, coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), entidade que atua junto a movimentos comunitários e sindicais. Ela vai expor o desenvolvimento da produção do setor de imprensa de sindicatos a partir da redemocratização do Brasil até os dias de hoje.
 
 
Já a advogada do Sindicato dos Jornalistas do Rio, Claudia Duranti, vai falar sobre assédio moral e direitos dos jornalistas:
― Os empregados de sindicato são regidos pela convenção coletiva majoritária da categoria representada pela entidade onde trabalham ― explica a advogada. ― Assim, um jornalista que trabalha no Sindicato dos Metroviários, por exemplo, fica sob a convenção majoritária dos metroviários, disse Claudia.
 
 
A advogada diz, no entanto, que ao mesmo tempo também deve ser levada em consideração a legislação específica dos jornalistas, como a jornada de cinco horas.
 
 
Durante o seminário, o Sindicato vai divulgar resultados preliminares de pesquisa sobre a atual situação dos profissionais da imprensa sindical no Rio. Pontos como salário, benefícios e vínculo trabalhista serão abordados no levantamento.
 
 
Na imprensa sindical existe atualmente uma disparidade salarial muito grande, porque cada entidade tem sua política de remuneração. A organização formal destes trabalhadores, algo que seria pioneiro no Brasil, tem por objetivo buscar soluções conjuntas para estes problemas.
 
 
* Com informações do Sindicato dos Jornalistas do Rio.