Imprensa da Bahia denuncia censura


18/01/2011


Veículos de comunicação da Bahia denunciam que a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) restringiu a divulgação de ocorrências policiais na região após a publicação de matérias na imprensa sobre a escalada da violência em Salvador, onde foram registrados 30 casos de homicídio desde o início de janeiro, sendo 18 casos em apenas 24 horas.

Segundo o site Bahia Notícias, a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar, responsável pelos registros de ocorrências policiais no Estado, estaria proibida de passara informações para a imprensa.

De acordo com o jornal A Tarde, a SPP teria informado que os dados  passariam a ser divulgados na internet, através da Superintendência de Telecomunicações. Contudo, segundo jornalistas, o site da Secretaria não exibe as informações, e os delegados estariam proibindo o atendimento a repórteres. A determinação teria sido estampada em cartazes nas delegacias. “Há seis dias, jornalistas que trabalham na Bahia travam uma árdua luta/st1:verbetes> para garantir o direito de receber informações sobre as ações de segurança pública e os registros de ocorrência”, afirma o jornal Correio.

Em entrevista ao jornal, a SSP disse quenão determinou mordaça alguma aos delegados e que os casos/st1:verbetes> estão disponíveis para a imprensa”.

*Com informações do Knight Center for Journalism.