Horário eleitoral começou nesta terça


17/08/2010


O horário eleitoral gratuito começou às 7h da manhã desta terça-feira, 17 de agosto. De acordo com as regras definidas pela Justiça Eleitoral, os dias de propaganda política serão distribuídos entre os candidatos em dias alternados. Para aqueles que concorrem à Presidência da República e Câmara dos Deputados, às terças, quintas e sábados. Os que disputam as vagas de governador nos estados e no Distrito Federal, senador e deputado estadual terão espaço nas segundas, quartas e sextas.
 
Nas emissoras de rádio e de televisão aberta os programas estão sendo apresentados em dois horários. No primeiro veículo, às 7h e ao meio-dia; enquanto que na TV a propaganda ocupará a grade de programação às 13h e às 20h30 (horário de Brasília). O tempo total é de 50 minutos por cada bloco, o que representa uma hora e quarenta minutos por dia, com divisão igual: 25 minutos para os candidatos à Presidência da República, e outros 25 para os postulantes às vagas da Câmara dos Deputados.
 
A candidata Dilma Rousseff (PT) é a que dispõe do maior tempo: 10 minutos e 38 segundos. José Serra (PSDB) tem 7 minutos e 18 segundos; e Marina Silva (PV), 1 minuto e 23 segundos. De acordo com a Justiça eleitoral, de segunda-feira a domingo, serão veiculados anúncios de 60 segundos durante o dia, perfazendo um total de 30 minutos diários, sendo seis para cada cargo.

Em razão da propaganda das eleições, a Rede Glogo anunciou que o “Jornal Nacional” vai ao ar mais cedo, passando das 20h15 para as 20h (horário de Brasília), a partir desta terça-feira até o dia 30 de setembro, quando se encerra o horário eleitoral gratuito das eleições de 3 de outubro.

 
* Com informações da Justiça eleitoral e do AdN