Homenagem a Tia Surica
no Claquete Musical


 

Filme comemora os 80 anos de Tia Surica

O programa Claquete Musical comemora, hoje, os 80 anos de Tia Surica com a exibição do curta-metragem Batuque na cozinha, de Anna Azevedo que estará na roda de conversa com o diretor do programa, o produtor musical Paulo Figueiredo, além de tia Surica, da Portela, e o jornalista Alexandre Medeiros, autor do roteiro junto com a diretora do filme e de um livro com o mesmo título. Será às 19h30.

A premiada cineasta e jornalista Anna Azevedo realizou Batuque na cozinha em 2004 que mostra o olhar feminino sobre o masculino no universo do samba, passando pelo quintal, pela cozinha e pela vida de Tia Eunice, Tia Doca e Tia Surica, pastoras da velha guarda da Portela. O curta de 19 minutos recebeu os prêmios de melhor filme, direção, roteiro, montagem e fotografia no Cine-PE(2004)e estará à disposição do público, a partir das 10 horas de hoje até a próxima segunda-feira. O bate-papo e o filme estão no canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube. Inscrevam-se e divulguem.

Tia Surica

Iranette Ferreira Barcellos nasceu em Madureira e, aos 4 anos, já desfilava pela Portela, presa à cintura da mãe Judith, acompanhada de perto pelo pai, o Pio. O apelido Surica, foi dado por sua avó, quando ela ainda era pequena. Em 1966, foi puxadora do samba-enredo Memórias de um Sargento de Milícias, de autoria de Paulinho da Viola, ao lado de Maninho e Catoni.Em 1980, entrou para a Velha Guarda da Portela, a convite de Manacéa. Até hoje, Tia Surica permanece fiel ao bairro onde nasceu, permanecendo morando em uma vila, bem próxima à sede da Portela. Sua casa, conhecida como Cafofo da Surica, é palco de festas memoráveis.

Em 2003, aos 63 anos, Tia Surica lançou, pela FINA FLOR, seu primeiro cd cujo repertório reúne a elite de compositores da Portela como Monarco, Chico Santana e Anice. Como atriz, Tia Surica já fez uma participação especial na série televisiva Cidade dos Homens, além de comerciais e o filme Batuque na cozinha.

Autores

A cineasta e artista virtual carioca Anna Azevedo tem vários prêmios nacionais e internacionais e dirigiu filmes como Rio de Jano, Geral, Dreznica e Em busca da terra sem males. Entre seus inúmeros prêmios de melhor diretora e filme: Berlin Today Award do Festival de Berlim, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Redentor do Festival do Rio e o Candando de Brasília. Integrou o time de artistas cariocas convidados para a Rio Occupation London, evento que fez parte da programação oficial das Olimpíadas de 2012. Batuque na Cozinha (2004) mostra que a história do samba passa pelo quintal, pela cozinha e pela vidas de Tia Eunice, tia Doca e Tia Surica, pastoras da Velha Guarda da Portela .

O jornalista Alexandre Medeiros, autor do livro sobre as “tias” reuniu as receitas e as histórias de vida das matriarcas da Portela. Com
personalidades marcantes, as três “tias” e mais Dona Neném são cozinheiras de mão cheia, e seus quintais, pontos de encontro de gerações de grandes sambistas. Antes de contar as histórias das tias e aguçar o paladar do leitor com receitas de pratos tradicionais servidos nas rodas de samba, o livro traça a trajetória das festas promovidas nas casas do Rio de Janeiro, que remontam ao início do século XIX.

Carioca nascido no Catete, em 1960, Alexandre Medeiros é jornalista, escritor e pesquisador cultural. Acompanha o dia a dia do samba no Rio de Janeiro há mais de duas décadas. Foi cronista dos desfiles das escolas de sambas cariocas no Jornal do Brasil, O Globo e O Dia. Deu aulas de reportagem em um projeto social para crianças e adolescentes do Morro de Mangueira entre 2000 e 2001. De 1999 a 2003, comentou ao vivo os desfiles da Passarela do Samba para a Rede Bandeirantes de TV. É corroteirista, com Anna Azevedo, do documentário Batuque na cozinha (2004). É portelense e Botafoguense. È sócio da ABI.