Hélio Doyle será o novo presidente da EBC


26/01/2023


O jornalista Hélio Doyle, que foi conselheiro da ABI, será o novo presidente da Empresa Brasil de Comunicação – EBC. A escolha foi anunciada nesta quinta-feira (26) pelo ministro da Secom, Paulo Pimenta. Antonia Pellegrino foi anunciada diretora de conteúdo da estatal e Flávia Filipini será diretora de jornalismo. Já Nicole Briones assume a superintendente de redes sociais enquanto Jean Lima será o diretor-geral da EBC.

“Começa uma nova etapa no projeto de comunicação pública no Brasil”, escreveu Pimenta no twitter, ao anunciar as escolhas dos novos dirigentes da EBC.

Hélio Doyle é jornalista, professor aposentado da UnB e consultor político e de comunicação. Ele participou do governo de transição de Lula.

Hélio Doyle foi presidente do Sindicato dos Jornalistas do DF. Associado da ABI, foi representante da entidade no DF e membro do Conselho Deliberativo. Foi, também, diretor da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas).

Hélio Doyle trabalhou como repórter, editor e chefe de redação no Correio Braziliense, O Estado de S. Paulo, Jornal de Brasília, Opinião, Folha de S.Paulo, Rede Globo, Veja, IstoÉ, Brasil Extra, Zero Hora, Jornal do Brasil. Durante 28 anos, foi professor da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). É autor dos livros Assim é a Velha Política e Interregno – o feitiço de Tobago.

Ele também já ocupou o cargo de secretário da Casa Civil do governo do Distrito Federal na gestão de Rodrigo Rollemberg e de secretário de governo do DF durante a gestão Cristovam Buarque.

Doyle foi um dos fundadores do PT, mas se desligou do partido posteriormente. Ele tem amplo respeito entre jornalistas e bom trânsito político.

A ABI parabeniza nosso companheiro Hélio Doyle e deseja sucesso em sua nova missão. “Foi uma escolha acertadíssima. Hélio Doyle é um velho companheiro das lutas sindicais, políticas, democráticas e em defesa da liberdade de expressão e do jornalismo. É o nome certo, no lugar certo, na hora certa. Tenho certeza absoluta que saberá reconstruir a EBC e valorizar cada vez mais o jornalismo e a comunicação pública”, disse o presidente Octávio Costa.