3 de dezembro de 2022


EUA espiona jornalistas para apurar vazamentos


02/06/2017


Donald Trump

O jornalista John Crudele, do New York Post, denunciou nessa semana, na Justiça norte-americana, que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos estaria espionando jornalistas norte-americanos. O objetivo seria descobrir quais as fontes internas do governo que estão vazando informações para repórteres. Suspeita-se que um militar de alta patente recém-aposentado seja o responsável.

O Portal Imprensa publicou que, de acordo com uma fonte anônima, o Departamento de Justiça norte-americano recorreu à Corte de Inteligência e Vigilância Estrangeira do país, que autorizou que um grupo de jornalistas fosse alvo de grampos eletrônicos.

Há quatro anos, a Agência AP denunciou o registro telefônico de 20 jornalistas, que estariam sendo investigados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Na ocasião, o governo do então presidente Barack Obama buscava saber quem dentro da CIA havia vazado informações sobre um operação no Iêmen.

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012