Policiais invadem festa de aniversário de jornalista no DF. ABI cobra providências.


02/04/2022


O jornalista Sylvio Costa, fundador do site Congresso em Foco, sediado em Brasília, sofreu ação intimidatória por parte de policiais militares, em sua residência, na noite desta sexta-feira (1º de abril). Sylvio Costa comemorava seu aniversário quando os PMs chegaram ao prédio para atender a uma suposta reclamação de vizinhos em função de barulho.

Algum tempo antes da chegada dos policiais, os presentes, em espaço privado, haviam cantado parabéns e se manifestado com frases como “Fora Bolsonaro”. De forma intimidatória, os policiais forçaram Sylvio Costa a assinar um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por perturbação da ordem pública.

Se não o fizesse, o jornalista seria levado para a delegacia. Os policias também gravaram a conversa de Sylvio Costa no momento em que ele tentava se orientar em diálogo reservado com seu advogado.

A ABI manifesta total solidariedade ao jornalista e sua família, cobra providências das autoridades do Distrito Federal para que investiguem a conduta abusiva dos policiais e exige o respeito à liberdade de expressão, direito garantido pela Constituição.

Na matéria a seguir, o relato de Sylvio Costa, publicado no Portal Congresso em Foco, sobre a abordagem indevida dos policiais militares.

 

#ForaBolsonaro, PMDF e uma festinha inesquecível

Redes sociais invasivas, câmeras por toda a parte, home office levando as atividades profissionais pra dentro da casa da gente… difícil no mundo de hoje separar vida privada e trabalho, né? Mas eu tento, sabe? Tanto que fui dormir na madrugada de hoje sem publicar uma linha a respeito do que descrevo a seguir. Acordo amanhã, pensei, e vejo como tratar a coisa sob o aspecto jornalístico.

Acordei com mensagens de solidariedade em razão da minha suposta detenção. “Você ainda está na delegacia?” Não, querido, não fui pra delegacia nenhuma. “Foi detido?” Não, também não fui. “O que aconteceu?” “Está nas redes sociais, está todo mundo falando”. “O Congresso em Foco não vai publicar nada?” Vamos sim, calma, estou acordando meio de ressaca.

Moro em um prédio, em Brasília, há dois anos e meio e ontem (sexta, dia 1º) fiz pela primeira vez uma festa. Para, depois de tanto tempo de distanciamento imposto pela pandemia, celebrar meus 60 anos. Avisei na portaria e pedi para ser acionado por celular se houvesse alguma reclamação. Minha maior preocupação, claro, era com o barulho. Se incomodar alguém, disse, só me avisar que baixamos o som. Achei mesmo que não teria nenhum babado, já que eventos festivos nesse mesmíssimo prédio são frequentes, muitas vezes com som bastante alto, e jamais geraram problema.

https://congressoemfoco.uol.com.br/blogs-e-opiniao/blog-do-sylvio/forabolsonaro-pmdf-e-uma-festinha-inesquecivel/