Festival de Jornalismo debate os desafios da profissão


07/03/2016


Data Bootcamp PictureOs problemas na comunicação da atualidade, os desafios para a profissão e como deve ser o jornalismo na era digital – especialmente na questão da concorrência com as redes sociais e a divulgação de dados altamente criptografados – serão os principais temas debatidos no 10º Festival Internacional de Jornalismo, que ocorre entre os dias 6 e 10 de abril na cidade de Perugia, na Itália. Serão mais de 500 palestrantes de 34 países presentes ao evento.

Para os organizadores, a divulgação de dados que governos, grupos empresariais ou instituições não querem que sejam divulgados é o maior desafio atual do jornalismo.

Nesta segunda-feira (7), foi realizada uma apresentação de como será o evento. Entre os principais pontos levantados, estava a recordação dos casos de pedofilia na Igreja Católica – como o apresentado pelo filme vencedor do Oscar “Spotlight” – e os protegidos por governos ditatoriais em diversas nações.

Jay Carney, atual “número 2” da Amazon e ex-porta-voz da Casa Branca, é um dos convidados mais aguardados do evento. Além de sua carreira pela “Time” e pela “CNN”, Carney era um dos poucos que viajava com o então presidente norte-americano George W. Bush durante o fatídico 11 de setembro.

Outra convidada de peso será a jornalista Emily Bell, diretora da Columbia Jounalism School, que falará sobre todo o caso de Edward Snowden – que vazou os documentos da Agência de Segurança Nacional (NSA) sobre espionagem de cidadãos e líderes políticos internacionais – e sobre os “robôs no jornalismo”.

Também haverá discussão sobre a presença de correspondentes em áreas de guerra que se unem em grupos para informar, como o “Raqqa is Being Slaughtered Silently”, que atua na cidade sitiada pelos terroristas do grupo Estado Islâmico (EI, ex-Isis).

As inscrições para participar do Festival são abertas para profissionais da comunicação de todo o mundo. Na programação, ainda constam 17 oficinas gratuitas para aprimoramento em setores específicos da profissão – ao todo, serão mais de 200 oficinas e workshops na cidade italiana.

Segundo a organização, mais de 150 voluntários atuarão nos dias de evento, entre eles, estudantes e jornalistas brasileiros.