Fenaj apoia ação contra Sharkey no caso Legacy


08/07/2011


A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) divulgou comunicado nesta quinta-feira, dia 7, manifestando apoio ao processo judicial contra o jornalista Joe Sharkey, um dos passageiros do jato Legacy, que  colidiu com o Boeing da Gol causando a morte de 154 pessoas, em setembro de 2006. 

A autora da ação é Rosane Gutjhar, que perdeu o marido no acidente. Segundo Rosane, Joe Sharkey ofendeu a nação brasileira ao se referir ao País com insultos no blog que ele criou para comentar os fatos relacionados ao acidente. O processo corre na 18ª Vara Cível de Curitiba. A intimação judicial pede que Joe Sharkey publique um pedido de desculpas ao Brasil em seu blog e cobra uma indenização por danos morais.

 
Os advogados da autora acusam o americano de ter se referido ao Brasil como “país arcaico”, “terra de tupiniquins e bananas”, “terra do “carnaval, futebol, bananas, ladrões e prostitutas”. A notificação acusa ainda o jornalista de relacionar a imagem dos brasileiros com a dos “Três Patetas”, ofender o Presidente da República, os controladores de voo do País e outras personalidades. O processo também  cita o fato de o jornalista ter dito que Santos Dummont só conseguiu inventar o avião porque não morava no Brasil.
 
O texto da ação contra Sharkey argumenta que “os mesmo pilotos que foram recebidos nos Estados Unidos como heróis por terem salvado seis pessoas, esqueceram-se da morte de 154 brasileiros”, segundo o documento, causadas por estes sobreviventes. “Como um dos passageiros do Legacy, com grande influência na mídia, lançou uma campanha subliminar em seu blog em favor dos pilotos”. Sharkey, em seu blog, reclamou da ligeireza com que as autoridades tentaram incriminar os dois pilotos americanos do Legacy.
 
O Comitê de Proteção aos Jornalistas (Committee to Protect Journalists), uma organização independente de defesa da liberdade de imprensa com base em Nova York,  publicou nota em apoio ao jornalista, pedindo que a Justiça brasileira rejeite o caso.
 
“Nós acreditamos que o processo contra Sharkey é infundado e se baseia em comentários erroneamente atriubídos ao repórter. Sharkey tem o direito de noticiar dados sobre o trágico acidente e publicar sua opinião sobre a investigação em andamento”, diz Carlos Lauría, coordenador do CPJ para as Américas. Segundo Carlos, o Brasil deveria atualizar suas leis de difamação para que elas possam proteger a reputação do indivíduo assegurando um debate saudável sobre o tema”.
 
O Comitê de Repórteres para a Liberdade de Imprensa também teria apoiado o jornalista. Em contrapartida, a Columbia Journalism Review (revista acadêmica da Universidade de Columbia) e o Instituto Poynter não acataram o pedido de apoio a Sharkey.
 
Acidente
O Boeing da Gol que fazia o voo 1907, de Manaus(AM) para o Rio de Jqneiro(RJ) com previsão de escala em Brasília. Ao sobrevoar a região norte do País, a aeronave se chocou contra um jato Legacy da empresa de taxi aéreo americana ExcelAire, em 29 de setembro de 2006.
 
Os destroços do Boeing caíram em uma mata fechada, a 200 quilômetros do município de Peixoto de Azevedo (MT). Mesmo avariado, o Legacy, que transportava sete pessoas, conseguiu pousar em segurança em uma base na serra do Cachimbo (PA). O jornalista Joe Sharkey era um dos passageiros. Especialista em aviação comercial, ele viajava com o objtivo de escrever uma reportagem sobre o avião fabricado pela Embraer e adquirido por uma empresa americana de taxi aéreo.
 
Veja a íntegra da nota da Fenaj:
 
“A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) manifesta seu irrestrito apoio às ações judiciais movidas pela Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 contra blogueiro norte-americano Joe Sharkey por declarações que ele fez em seu blog desrespeitando e desqualificando o povo, os jornalistas, a imprensa e as instituições brasileiras, além de deturpar a verdade e buscar isentar a tripulação do jato Legacy, bem como a empresa proprietária da aeronave, a ExcelAire, da responsabilidade pela colisão com o Boeing da Gol em 2006, que provocou a morte de 154 pessoas.
Igualmente a FENAJ respalda os pedidos de tomada de providências encaminhados à Polícia Federal, Congresso Nacional e Presidência da República Federativa do Brasil, quanto às infundadas agressões de Joe Sharkey que ferem a dignidade do povo brasileiro em nível internacional. Tais pedidos não podem ficar sem respostas e sem atitudes destas instituições.
 
A Federação Nacional dos Jornalistas não hesita em erguer a clava forte do clamor dos jornalistas brasileiros por justiça. Por isso irmana-se à Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907 na reivindicação de rigorosa apuração das causas que levaram à queda do avião e exemplar punição, em todas as esferas administrativas e judiciais, dos responsáveis pela tragédia ocorrida no dia 29 de setembro de 2006.”
*Com informações da Fenaj e Consultor Jurídico.