Facebook exclui 32 perfis
falsos nos Estados Unidos


02/08/2018


Depois de excluir 196 páginas e 97 perfis no Brasil na semana passada sob acusação de serem falsos e disseminarem fake news, o Facebook derrubou 32 páginas com o mesmo perfil nos Estados Unidos. A informação é do El País e do TecMundo.

De acordo com a rede, “as páginas fazem parte de um esforço coordenado de difusão de desinformação em torno de assuntos políticos e sociais, a menos de quatro meses das eleições legislativas nos Estados Unidos”.

Na reportagem do El País, a companhia informou que até agora não conseguiu identificar quem está por trás dessa operação nos EUA, nem se suas ações estavam voltadas contra políticos específicos, mas revelou que o padrão guarda alguns paralelismos com a atuação dos piratas informáticos russos que durante a campanha presidencial de 2016 criaram perfis falsos para tentar influenciar a opinião pública em prol do candidato republicano Donald Trump.

“Este tipo de comportamento não está permitido no Facebook, porque não queremos que pessoas ou organizações criem redes de contas para enganar os outros sobre quem são ou o que estão fazendo”, disse o grupo tecnológico em nota.

Fonte: Portal Imprensa