Facebook enfrenta o Twitter e lança ferramenta de trabalho para jornalistas


Por Claudia Sanches

21/09/2015


facebook-signal

Os jornalistas que usam a rede social têm à disposição, desde quinta-feira (17), nova uma ferramenta de trabalho, oferecida pelo Facebook. Chama-se Signal e permite acompanhar os conteúdos mais populares no Facebook e Instagram, pesquisar posts e seguir canais específicos de notícias.

O serviço oferece aos jornalistas uma alternativa ao Twitter, fonte noticiosa de excelência. O Signal tem tudo para ser uma ferramenta obrigatória em qualquer redação moderna, servindo para esmiuçar conteúdo de Facebook e de Instagram.

Através do Signal, as redações podem saber, em tempo real, quais figuras públicas estão a ser mais comentadas. Quanto ao Instagram, é possível pesquisar localizações e tópicos (#hashtags) específicos, mas só posts públicos vão aparecer nos resultados. Todos os posts, métricas e pesquisas feitas no Signal podem ser guardados pelos jornalistas para uso posterior. Esses conteúdos podem ainda ser incorporados em sites externos, diretamente a partir da plataforma.

Segundo Andy Mitchell, diretor de mídia do Facebook a ferramenta se destina a jornalistas que usam a rede social como parte dos seus esforços de reportagem:

— Ouvimos dos próprios jornalistas que eles querem uma maneira fácil de tornar o Facebook uma parte mais importante do processo de ‘newsgathering’ com a habilidade de acompanhar tendências, fotos, vídeos e posts no Facebook e no Instagram. Estamos felizes em apresentar o Signal, para Facebook e Instagram, uma ferramenta gratuita para acompanhar, reunir e publicar conteúdos noticiosos dos mais variados temas – tudo em um só lugar.

O Signal está disponível para todos os jornalistas que enviem um pedido ao Facebook através deste formulário. A empresa diz que está a ter em conta o feedback para melhorar a ferramenta no futuro.