Exposição sobre a revista O Cruzeiro


22/11/2012


Registros feitos entre as décadas de 1940 e 1960 pela revista O Cruzeiro serão exibidos durante a mostra “As Origens do Fotojornalismo no Brasil: Um Olhar sobre O Cruzeiro (1940-1960)”, que vai expor mais de 200 imagens da publicação.
 
A publicação estimulava o colecionismo a partir das séries de reportagens, contos e novelas. Nestas, o índio era muitas vezes retratado. “A temática indígena estava muito em voga no período e a revista percebe o assunto como atrativo para o público, porque, até então, eram só os antropólogos e etnólogos que tinham acesso às imagens de índios”, explica a curadora Helouise Costa.
 
Assim, o impresso enviou às aldeias os fotógrafos Henri Ballot e José Medeiros, que começaram a trazer registros “espetaculares”, como ressalta Helouise. A mostra traz também os trabalhos do correspondente Luciano Carneiro, que morreu em um acidente de avião aos 33 anos. “Ele teve um papel muito importante, embora ainda hoje desconhecido: ele foi correspondente na Guerra da Coréia”, explicou a curadora.
 
Além dos personagens indígenas, a inauguração do Museu de Arte de São Paulo e o estudo aprofundado sobre os profissionais da fotografia ganham espaço na mostra.
 
A exposição acontece de 23 de novembro a 31 de março de 2013, no Instituto Moreira Salles, e pode ser visitada das 13h às 19h, de terça a sexta, e das 13h às 18h aos sábados, domingos e feriados. A entrada é gratuita e a classificação etária livre.
 
* Com informações do Portal Imprensa e do Comunique-se.