Exposição reúne imagens marcantes de 2017 em SP


10/07/2018


No acervo: Criança dorme em canoa em feira de Tabatinga, amazonas (Lalo de Almeida)

A curadoria da mostra é de Fernando Bizerra Jr. (correspondente da Agência EFE no Brasil) e Paulo Whitaker (correspondente da agência Reuters no Brasil).

Segundo Bizerra Jr., “foi uma edição difícil e construtiva”. “O material fotográfico produzido em São Paulo mostra a qualidade do profissional brasileiro e a diversidade dos nossos fotojornalistas”.

E Whitaker observa que “dentro das 500 fotos recebidas, foi uma árdua tarefa chegar em 80 fotos”. “Fico feliz em ver a diversidade e a participação dos repórteres fotográficos no conturbado ano de 2017. Mostrando que o fotojornalismo apesar dos intempéries ainda mostra sua cara”.

Morador de rua corre durante operação para retirar usuários de drogas da praça Princesa Isabel (Leonardo Benassatto)

Cada foto tem uma história nos bastidores, com os sacrifícios de seus profissionais. Duas curiosidades destacadas durante a exposição.

Uma ocorreu com o fotógrafo Alex Silva, do “O Estado de S. Paulo”, que teve a paciência, no meio da confusão, e o momento exato do clique com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caminhando entre o povo, ao chegar na Policia Federal de Curitiba, quando houve o depoimento com o juiz Sérgio Moro. Lula aparece mostrando a língua, ao passar pelo cordão dos policiais.

Lula em direção à sede da Justiça Federal em Curitiba no dia 10/05 (Alex Silva)

Outra aconteceu com Bruno Santos, da “Folha de S. Paulo”, que aproveitou uma entrevista com Michel Temer e fez uma série de expressões de rosto do presidente, onde foi publicada sequência de quatro fotos. “Aproveitei a oportunidade, após a entrevista, quando ele conversava descontraidamente em outra sala”.

Serviço

Exposição Foto Retrospectiva 2017 – XIII Mostra anual de Fotojornalismo

Arfoc (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo)

Período: de 9 a 29/07/2018

Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073- Cerqueira César

Entrada gratuita

Fonte: Portal Imprensa