Exposição celebra liberdade religiosa


05/04/2013


A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa – CCIR completou cinco anos, no último dia 17 de março. E, para comemorar, o grupo promove, entre os dias 08 de março e 7 de junho a exposição de fotografias “Caminhando a Gente se Entende”, que trata de imagens das cinco caminhadas em Defesa da Liberdade Religiosa. O trabalho estará aberto ao público na Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, sempre de 08h às 19h, com entrada franca.
Para o interlocutor da CCIR, babalawo Ivanir dos Santos, a exposição é mais uma vitória, fruto da união dos membros da Comissão. “Todos os religiosos têm mostrado muito esforço durante esses cinco anos. São pessoas que trabalham demais pela Caminhada. Depois de lançarmos um livro homônimo, no ano passado, trazemos a todas as pessoas essa exposição. Tudo em nome da liberdade religiosa”, disse o babalawo, que convida para a próxima marcha, em 15 de setembro.
“A mostra ficará na UERJ até junho. Depois, irá para outro local no Centro do Rio. Nesse momento, vamos levar aos olhos do público mais jovem, que está na universidade e tem muita força para construir a importância de se formar um País laico de verdade. Mas os biombos de fotos estarão disponíveis em um espaço externo da UERJ, em frente à Capela Ecumênica. Então, é para visitação de todos, porque liberdade é do interesse de todos. Em 15 de setembro, precisamos reunir cerca de 300 mil pessoas na Praia de Copacabana, e todos já estão convidados, completou”
Com a curadoria e concepção da historiadora, museóloga e especialista em Patrimônio Júlia Pereira, os visitantes vão conferir imagens que mostram a união entre os diversos segmentos religiosos que compõem a CCIR, a participação de artistas, cantores, e sentir o passo a passo de cada caminhada. Tudo com textos explicativos em português e inglês. “Foi um trabalho desafiador, pois o grupo é realmente diversificado. A intenção é a de mostrar a essência desse movimento, a importância dele pro mundo. Espero que todos façam uma reflexão sobre o material exposto”, declarou.
 Serviço
Caminhando a Gente se Entende
Inauguração: 08 de abril de 2013, às 18h
Abertura ao público: de 08 de abril de 2013 até 07 de junho de 2013
Horário de Visitação: de 8h às 19h
Local: em frente à Capela Ecumênica da UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20550-013.