Eleição na ABI tem quórum emblemático


26/04/2008


A eleição para um terço do Conselho Deliberativo e para a totalidade do Conselho Fiscal da ABI, realizada nesta sexta-feira, dia 25, apresentou um quórum emblemático, coincidente com a comemoração que a entidade faz desde o dia 1º deste mês: compareceram para votar exatamente cem associados. Foi esse o mais baixo quórum registrado nas eleições da Casa do Jornalista nos últimos anos:
— Infelizmente — disse o Presidente da ABI, Maurício Azêdo —, a correspondência que expedimos para o quadro social chegou muito em cima do dia da eleição, o que prejudicou enormemente a freqüência dos associados. A semana da eleição teve dois feriados, um em cima do outro, nos dias 21 e 23, e um enforcamento do expediente, no dia 22, o que retardou demais o envio da comunicação aos sócios acerca tanto da data da votação como, na véspera, da sessão da Assembléia-Geral de apresentação do Relatório da Diretoria e das Contas de Gestão do exercício social 2007-2008.

O Presidente da ABI lembrou que outro fator negativo foi o trauma causado pelo falecimento, na semana anterior, do jornalista Arthur Cantalice, que teve um infarto fulminante quando discursava na sessão do Conselho Deliberativo da ABI, no dia 15. A reunião foi suspensa para ser reiniciada somente dois dias depois, após o sepultamento de Cantalice, um dia antes:
— A rotina administrativa da ABI foi muito afetada por todos esses fatores, que dificultaram a comunicação aos sócios. Isto sem contar que estava inscrita na eleição apenas uma chapa, a Prudente de Moraes, o que desestimula o comparecimento dos eleitores, que sabem que a eleição já está decidida. Na próxima vamos planejar melhor o envio da comunicação aos sócios — disse Maurício.

Quando informados, os eleitores responderam à convocação para comparecer à votação. O associado Ulysses Lonzetti, de 84 anos e sócio da ABI há 61, foi o terceiro a votar, nas primeiras horas da manhã, e exibiu com orgulho sua fidelidade à Casa: salvo quando não se encontrava no Brasil, nunca deixou de comparecer às eleições na ABI. Também o associado Kepler Alves Borges, igualmente de 84 anos e sócio da ABI há 61, atendeu à convocação eleitoral: mesmo caminhando com dificuldade e apoiando-se numa bengala, ele compareceu para votar no fim da tarde. Sócio remido, ele não se considera desobrigado da obrigação de votar nem abre mão desse direito. Entre os primeiros presentes à votação, iniciada às 10h, estava o ex-Senador Bernardo Cabral, relator-geral da Constituinte, que, atendendo a convite da atual Diretoria, se reintegrou à Casa, na qual ingressou nos anos 60, quando exercia o jornalismo. Foi esta a primeira vez em que votou após seu retorno à ABI.

Encabeçada pelo Presidente da ABI, a Chapa Prudente de Moraes, neto foi integrada pelos jornalistas Alberto Dines, Antônio Carlos Austregésilo de Athayde, Arthur José Poerner, Carlos Arthur Pitombeira, Dácio Malta, Ely Moreira, Fernando Barbosa Lima, Leda Acquarone, Mílton Coelho da Graça, Pinheiro Júnior, Ricardo Kotscho, Rodolfo Konder, Tarcísio Holanda e Villas-Bôas Corrêa, que concorreram a membros efetivos do Conselho Deliberativo. Para suplentes foram eleitos os associados Alcyr Cavalcanti, Edgar Catoira, Francisco Paula Freitas, Francisco Pedro do Coutto, Itamar Guerreiro, Jarbas Domingos Vaz, José Pereira da Silva (Pereirinha), Maria do Perpétuo Socorro Vitarelli, Ponce de Leon, Ruy Bello, Salete Lisboa, Sidney Rezende, Sílvia Moretzsohn, Sílvio Paixão e Wilson S. J. de Magalhães. O mandato dos eleitos é para o triênio 2008-2011.

Para o Conselho Fiscal foram eleitos os jornalistas Adail de Paula, Adriano Barbosa do Nascimento, Argemiro Lopes do Nascimento, Geraldo Pereira dos Santos, Jorge Saldanha de Araújo, Luiz Carlos de Oliveira Chesther e Manolo Epelbaum, com mandato para o exercício social 2008-2009.

Na forma do Estatuto, a posse dos eleitos será no dia 13 de maio, em sessão em que também serão eleitas as Comissões auxiliares do Conselho Deliberativo: Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos, Ética dos Meios de Comunicação, Comissão Diretora da Diretoria de Assistência Social e Sindicância, à qual compete opinar sobre as propostas de filiação à ABI.