ABI viveu uma noite histórica com o show em homenagem a Monarco


A ABI viveu uma noite histórica, na última quinta-feira (17), com o show em homenagem aos 90 anos de Monarco, que lotou o auditório do 9º andar e emocionou a todos.

Luiz Carlos Magalhães, ex-presidente da Portela, desfralda a bandeira da Portela, no encerramento do show

Carlos Monte, ao lado de Candinho, filho de João Cândido, o Almirante Negro

Paulão 7 Cordas e Mauro Diniz

Olinda e Marília Barbosa

Candinho, filho de João Cândido, o Almirante Negro, que foi funcionário da ABI junto com Monarco

Organizado pelo ex-presidente da Portela e diretor cultural da Liesa e da Fenasamba, Luiz Carlos Magalhães; pela pesquisadora Marília Trindade Barbosa; pela viúva de Monarco, Olinda; e por um grupo de amigos do compositor portelense, o show teve a direção musical de Mauro Diniz, filho de Monarco, e Paulão 7 Cordas, e contou com a participação de vários artistas – Dunga, Nilze Carvalho, Dorina, Teresa Cristina, Mauro Diniz, Paulão 7 Cordas, Eliane Farias, Marquinhos Diniz, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Wanderley Monteiro, Samir Trindade, Leo Russo, Tânia Machado, Ernesto Pires, Iracema Monteiro, Pedro Paulo Malta, João Diniz, Paulinha Diniz, Família Roitman, Sandro Cachaça, Filhos da Águia, Unidos do Jacarezinho e a Velha Guarda da Portela. O show foi aberto pela filha de Paulinho da Viola, Eliane Faria, que leu um depoimento de Paulinho sobre Monarco. No encerramento do show, todos os artistas subiram ao palco para cantar Coração em Desalinho, um dos grandes sucessos de Monarco, em parceria com Ratinho.

Luiz Carlos Magalhães, ex-presidente da Portela, e o casal de MSPB da Unidos do Jacarezinho

Moa, diretor de Jornalismo da ABI, chama o presidente Octávio Costa para dar as boas vindas ao público

Octávio Costa, presidente da ABI, dá boas vindas ao público

O presidente da ABI, Octávio Costa, ao dar as boas vindas a todos, lembrou que Monarco foi contínuo da ABI e, entre outras tarefas, escovava a mesa de sinuca do 11º andar para o Maestro Villa Lobos jogar, e destacou que a ABI tem um grande carinho por Monarco e se sentia honrada em receber essa homenagem. O diretor de Jornalismo da ABI, Moacyr Oliveira Filho, que é portelense, representou a entidade na Coordenação do evento.

Olinda, viúva de Monarco

Marquinhos de Oswaldo Cruz

Teresa Cristina e a Velha Guarda da Portela

Os artistas que participaram do show ficaram impressionados com o edifício sede da ABI e com o auditório do 9º andar e demonstraram interesse em realizar outras atividades culturais em nossa sede.

Esse pode ser um caminho para que a sede da ABI volte a ser uma referência no cenário cultural do Rio de Janeiro, oferecendo eventos que atraiam não só os jornalistas, mas o público em geral.

Fotos: Moysés Corrêa e Hanna Beatriz

O show foi transmitido ao vivo pelo canal ABITV no Youtube. Veja aqui.

Veja aqui a matéria da TV Brasil sobre o show e a relação de Monarco com a ABI.