Dono do Portal i9 é sequestrado em Campo Grande


Por Igor Waltz*

12/09/2013


Antônio Fabiano Portilho Coene, dono do Portal i9, de Mato Grosso, foi rendido em plena luz do dia da última segunda-feira, 9 de setembro, por três homens armados com pistolas na Rua 26 de Agosto, por volta das 15h. Ao estacionar seu automóvel nas imediações do Mercado Municipal de Campo Grande, três homens armados, trajando óculos e boné escuros, obrigaram-no a entrar numa Blazer preta sem placa.

Essa não é a primeira vez que Portilho se vê sob ameaça. Em agosto 2012, a casa do jornalista foi alvo de disparos durante a madrugada. Em dezembro do mesmo ano, a casa foi novamente alvejada e um coquetel molotov foi atirado em sua varanda. Na ocasião, a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) pediu “proteção urgente” para o dono do site.

Portilho foi levado a uma estrada vicinal, onde foi amarrado e recebeu os seguintes avisos: “A partir de hoje, não fale mais nada de ninguém deste estado e desta cidade. Você tem 24 horas para deixar o estado, senão morre”. Coene registrou boletim de ocorrência no 7º DP e a polícia já investiga o caso.

O jornalista desconfia que os ataques estejam relacionados a publicações no Portal i9 sobre um caso de tráfico de influência na Secretaria de Comunicação do estado, reveladas pelo UHNews na véspera da morte de Eduardo Carvalho.

*Com informações do Portal i9 e do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.