Ato na ABI lembra os 60 anos do Comício da Central do Brasil


Nesta quarta-feira, dia 13 de março, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) vai se transformar no palco para rememorar o comício da Central do Brasil, quando, em 1964, o então presidente João Goulart fez o discurso histórico pelas reformas de base no Brasil.

No evento da ABI estarão presentes a viúva do presidente João Goulart, dona Maria Thereza, filha e netas; Clodsmidt Riani Filho, cujo pai foi organizador do comício; parentes do ex-governador Leonel Brizola, entidades do movimento social como o MST, Coalizão Brasil por Memória, Verdade, Justiça, Reparação e Democracia, parlamentares, sindicatos, lideranças de estudantes (UNE, UJS e UBES) e o Conselheiro da ABI, professor Ivan Proença, histórico defensor da democracia, atuado na resistência ao golpe de 1964.

Gabriel do Vale, cantor e neto do ‘poeta do povo”, João do Vale, fará uma participação especial.

Antecipando o ato, no foyer do nono andar, o Rio Memórias recebe os convidados para a inauguração da exposição “Rio 64 – a capital do golpe” que permanecerá em cartaz até o dia 13 de abril. A exposição traz uma representação iconográfica dos principais acontecimentos que culminaram no golpe na madrugada do dia 01 de abril e o contexto histórico e cultural da época.

Simultaneamente à inauguração da exposição física, será lançada a versão virtual no site Rio Memórias (www.riomemorias.com.br) onde os visitantes poderão acessar na íntegra as memórias apresentadas na exposição física, além de outros acontecimentos.

Data: 13 de março de 2024, às 16h
Local: Sede ABI – Rua Araújo Porto Alegre 71 – 9o andar

Assista a matéria da TVC do Rio de Janeiro e veja os depoimentos de Octávio Costa, João Vicente Goulart e de Denise Goulart:

https://youtu.be/M4AafNjDjUs?si=Thz7QcGjMU2BRgPO

https://youtu.be/cdQol-oT3RM?si=GNVveBuV5wisg86X