Conselheira da ABI e Ouvidora da EBC fará palestra em evento internacional no RJ


19/11/2014


21_11_2014_18_37_49

A Conselheira recém eleita e ex-Diretora de Jornalismo da ABI, jornalista Joseti Marques, vem representado a Empresa Brasil de Comunicação-EBC em importantes fóruns de discussão da comunicação pública, no Brasil e na América Latina. Na EBC, Joseti ocupa um cargo que legitima e garante os direitos dos cidadãos na gestão dos veículos públicos de comunicação. Como Ouvidora Geral da empresa, ela é responsável pela crítica diária dos conteúdos da TV Brasil, da Agência Brasil, das oito emissoras públicas de rádio, da TV Brasil Internacional, da Radioagência e do Portal da EBC – um trabalho que conta com a colaboração de uma equipe dedicada de ouvidores adjuntos, profissionais de atendimento e de monitoramento e gestão da informação, os quais ela faz questão de citar com indisfarçável orgulho.

Ao descrever sua  trajetória profissional, Joseti diz que a percebe como dividida em dois importantes momentos, que agora se fundem de maneira surpreendente:

“Não me reconheço profissionalmente de outra forma que não seja como jornalista; uma história que começou no Jornal do Brasil, aos 19 anos, ainda como estagiária. Na saudosa TV Manchete, conheci e aprendi o mundo da televisão e suas possibilidades. Mas foi no jornal O Globo que despertei para a necessidade de entender melhor o jornalismo e a imprensa como uma prática social. E aí o caminho se dividiu – comecei a refletir sobre a imprensa, o jornalismo a mídia e a construção social da realidade com os mestres e doutores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também me tornei mestre e doutora em Comunicação e Cultura. E agora, na função de Ouvidora/ombudsman, tenho a oportunidade de pôr em prática e reunir o conhecimento adquirido ao longo dos dois caminhos.”

E é justamente a fusão das duas competências e seu ativismo por uma comunicação pública e cidadã que autoriza a jornalista a representar a EBC nos fóruns de discussão da comunicação pública no Brasil e no exterior. Convidada a participar do encontro internacional que marcou o quinto aniversário da sanção da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual da Argentina, Joseti Marques palestrou sobre o  “direito humano à comunicação e o direito da audiência”, destacando que “esse direito se configura pleno quando atrelado a ele está o direito da opinião, o que aponta para um novo discurso da mídia – o da mídia pública em seu papel pedagógico de contribuir para a formação crítica das pessoas”.

No Primeiro Congresso Lationamericano de Ouvidorias, também em Buenos Aires, a Ouvidora da EBC e Conselheira da ABI foi eleita para o Conselho Diretivo da Organizacion Interamericana de Defensorias-OID, em votação que contou com representantes de vários países da América Latina mais Canadá, ocorrida na Sala Evita Perón do Congresso argentino.

Entre os dias 26 e 28 de dezembro, a EBC sediará, no Rio, a 23a. Conferência do PBI, onde a Ouvidora e conselheira da ABI também terá participação como palestrante. O PBI – Public Broadcasting International foi criado por iniciativa da PBS, CBC, TV Ontário na América do Norte, e hoje reúme mais de 80 emissoras públicas de radiodifusão representando todos os continentes, onde se incluem, entre outras, a BBC, NHK, KBS, SVT, DR, NRK, SABC, RTE, e France Télévisions.

Em dezembro, no  Forum que reúne os países da América Latina e Caribe, a jornalistas falará sobre Leitura Crítica da Informação Midiática.

De perfil discreto, mas de indisfarçável paixão profissional, Joseti Marques faz questão de frisar que o mais importante de suas participações não é o fato de sua presença, mas o projeto que ela apresenta em todas as oportunidades e do qual é diretora – o projeto para criação de um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Comunicação Pública, através de convênio entre a EBC e a Unesco.

“Tenho confiança de que o Centro de Pesquisas vai inaugurar grandes possibilidades para a comunicação pública, contribuindo para uma a formação crítica das pessoas e de uma sociedade mais justa, mais humana e mais feliz”.

*Postado por Raul Azêdo.