China: TV faz sucesso com condenados à morte


13/03/2012


O programa “Entrevista antes da execução”, que vai ao ar semanalmente em uma TV na província de Henan, região central da China, está fazendo um grande sucesso com audiência entre milhões de telespectadores. As reportagens são da jornalista Ding Yu, que conversa com assassinos condenados à morte. A notícia foi publicada na BBC News Magazine.
 
 
A pauta da semana é baseada num levantamento que a equipe de Ding faz nos tribunais, para encontrar casos e escolher os entrevistados. De acordo com a BBC, do ponto de vista da cultura Ocidental, um programa dessa natureza não seria bem visto. Mas a apresentadora discorda:
— Alguns telespectadores podem considerar cruel pedir a um criminoso que conceda uma entrevista quando já está prestes a ser executado. Pelo contrário, eles querem ser ouvidos, disse Ding Yu à BBC.
 
 
Ela disse que alguns detentos que ela entrevistou disseram que estavam “satisfeitos” pela oportunidade de falar coisas que os angustiavam na prisão. Um deles disse à Ding o seguinte: “Na prisão, não havia alguém com quem eu quisesse falar sobre acontecimentos do passado”.
 
 
De acordo com a produção, o objetivo do programa é encontrar casos “que sirvam de alerta para outras pessoas”. Por causa disso, antes do início das entrevistas é emitida a mensagem pedindo que “a humanidade perceba o valor da vida”.
 
 
Pela legislação da China, 55 tipos de crime podem levar à decretação da pena de morte, entre os quais assassinato, traição, rebelião armada, suborno, entre outros. O programa só tem foco para os crimes violentos, e não entrevista prisioneiros políticos.
  
 
O programa é exibido aos sábados à noite, para cerca de 40 milhões de telespectadores e já está entre os dez de maior audiência na província chinesa.

DIV> 

 
* Com informações da BBC News Magazine.
 

Primeira Página

Publicidade

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012