Descanse em paz, Carlinhos Brickmann


18/12/2022


Depois de três meses internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde tentava se recuperar de vários problemas de saúde, morreu no sábado (17), aos 78 anos, de falência múltipla dos órgãos, o jornalista Carlos Ernani Brickmann. Figura reconhecida e admirada como repórter, editor, diretor – e, por todos os lados, como um colecionador de amigos –, Carlinhos, como era por todos conhecido, deixa a mulher, Berta, e os filhos Rafael e Esther.

Nascido em Franca, Interior de São Paulo, em 1944, foi repórter, editor-chefe, diretor, assessor, consultor e colunista. A história de Brickmann no jornalismo começou em 1963, na Folha de S.Paulo como copy desk, aos 18 anos. Foi editor de Internacional, passou pela sucursal de São Paulo do Jornal do Brasil (1964), pela edição de esportes de O Estado de S.Paulo (1965), Jornal da Tarde (1966) e Revista Visão (1974). Entre 1978 e 1980, foi diretor na Rede Bandeirantes.

Em 1983, foi o primeiro repórter a cobrir a campanha e manifestações pelas eleições diretas para presidente da República. No mesmo ano, Brickmann participou da reestruturação da Folha da Tarde. Deixou o jornal em 1989 para participar da campanha de Paulo Maluf, na época do PDS.

Com a perda do político na corrida presidencial, Brickmann voltou à Folha da Tarde e ficou até 1991, quando se tornou diretor de comunicação da Vasp. Ainda com Maluf, integrou a coordenação da equipe de campanha do político para a Prefeitura de São Paulo, em 1992.

Brickmann também foi colunista da Folha de Pernambuco, Correio Popular e do site Observatório da Imprensa. Junto com a jornalista Marli Gonçalves, criou a Brickmann&Associados Comunicação em 1993.

“Perda lamentável. Foi meu chefe na Agência Folha (entre 1980/85). Era muito inteligente e, acima de tudo espirituoso. Claro que tinhamos divergências políticas, mas isso não pesava e não pesa no reconhecimento que devo a ele. Fou um colega bom carater, acima de tudo. Vá em Paz, Brickmann”, comentou o conselheiro da ABI, Marcelo Auler.