Entidades anunciam curso gratuito sobre fake news


01/08/2018


Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, em parceria com a Associação Nacional de Jornais do Brasil (ANJ) e apoio do Google News Initiative, oferece o curso online massivo e aberto (MOOC, em inglês), “Como desbancar as ‘fake news’ e nunca mais chamá-las por esse nome” em português.

O curso será realizado de 5 de agosto a 2 de setembro. Os instrutores são a coordenadora do curso, Ângela Pimenta, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e coordenadora do Projeto Credibilidade (Trust Project); Pedro Burgos, fundador do projeto Impacto.Jor e bolsista Knight do ICFJ; Barbara Libório, jornalista da Aos Fatos e do Canal Meio; e Fábio Gusmão, editor online do jornal Extra.

Os participantes vão aprender as etapas do trabalho de checagem e verificação para desmascarar notícias fabricadas, memes enganosos e vídeos manipulados que surgem nas redes. Os quatro módulos são divididos em introdução: desbancando os boatos; verificação de origem; pegadas digitais e o registro do tempo; e geolocalização.

O programa é gratuito e acessível a qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo com acesso à internet. Quem quiser receber um certificado deve pagar uma taxa administrativa de US$30.

As inscrições estão abertas.

Para mais informações sobre como se inscrever, clique aqui.

Fonte: Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas