Câmara homenageiaRuth Lima


29/04/2011


A bailarina, coreógrafa, jornalista e escritora, Ruth Lima, associada da ABI, foi homenageada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com moção “pelos relevantes serviços profissionais ao Município do Rio de Janeiro”. A iniciativa é do Vereador Marcelo Piui(PHS).
 
Ruth Lima reúne mais de quatro décadas de atividades no balé e na imprensa. Atualmente apresenta o programa “Ayer y Hoy”(“Ontem e Hoje”) na rádio Splendid AM – 990, na Argentina, juntamente com o marido, o jornalista ítalo-argentino Mario Andrioli, também associado da ABI. O objetivo do casal é valorizar o tango, os ritmos brasileiros e promover os setores cultural e turístico da Argentina e do Brasil.
 
O texto da moção tem o seguinte teor:
 
“Proponho à Mesa Diretora, na forma regimental, que seja inserido nas Anais desta Casa de Leis Moção de Congratulações e Aplausos pelos relevantes serviços profissionais prestados ao Município do Rio de Janeiro à Ruth Lima, bailarina clássica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, representante do ballet e da cultura brasileira em vários países.
 
Coreógrafa com excelentes qualidades didáticas no ensino da arte, conseguindo transmitir para seus alunos, além de sua apurada técnica, sua sensibilidade, a energia e o amor pela dança. Possui elevado ideal de nacionalidade e fraternidade humana.
 
Dançou para vários Presidentes: Francisco Higino Craveiro Lopes(Portugal), Giovane Gronchi e sra.(Itália), Juscelino Kubitsheck, Médici, Costa e Silva, entre outros.
 
Como primeira-bailarina do Theatro Municipal do RJ, levou sua arte através do mundo até Nova York, onde trabalhou com o renomado coreógrafo George Balanchine, seu grande mestre.
 
Pertence a várias Academias de Letras entre Rio e São Paulo. Sua vida consta no Dance Collection de New York, a maior coleção de dança do mundo. Como jornalista de dança publicou quatro livros de ballet.
 
Professora do curso “Música e Movimento” dá aulas para os alunos músicos da Escola de Música Villa-Lobos e atua como professora do Teatro Municipal do RJ.
 
Em 2008, recebeu o Prêmio Máster – o Oscar Brasileiro, como personalidade cultural. Em 2009 e 2010, participou pelo seu trabalho na Agenda das Mulheres Notáveis e Brasileiras, respectivamente.
 
Recentemente gravou mais de 40 programas radiofônicos em Buenos Aires, Argentina, promovendo a cultura brasileira.
 
Com orgulho, conclamo a Câmara Municipal a consignar esta Moção que ficará para sempre registrada nos Anais desta Casa de Leis.
 
 
Plenário Teotônio Villela, 20 de abril de 2011.
 
 
Marcelo Piui
 
Vereador”
 
 

Siga a abi

© 2013 ABI - Associação Brasileira de Imprensa – todos os direitos reservados -Rua Araújo Porto Alegre, 71 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, Cep: 20030-012