Café da manhã com Lula teve 37 jornalistas de diferentes veículos de mídia


28/10/2023


Com informações do Poder 360

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu 37 jornalistas de 37 veículos de comunicação em um café da manhã nesta 6ª feira (27) no Palácio do Planalto. Foi o 5º encontro do petista com a mídia desde que voltou ao poder, em janeiro deste ano. O evento foi realizado no dia do aniversário do chefe do Executivo, que completou 78 anos.

Durante o encontro, Lula falou que a meta fiscal de deficit zero para 2024 “dificilmente” será atingida porque ele não quer fazer os cortes de gastos, especialmente em investimentos como os do Novo PAC, que seriam necessários para se chegar ao resultado. Também disse que não quer que as Forças Armadas atuem nas favelas do Rio para conter a onda de violência provocada por milícias na cidade e repetiu que vai continuar dialogando com líderes mundiais por uma solução de paz no conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas e na guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O ministro Paulo Pimenta, da Secom, iniciou o encontro com um breve discurso em que resumiu as principais ações do governo no 1º ano do 3º mandato de Lula. Disse que o objetivo inicial da gestão era retomar os programas sociais que estavam extintos ou suspensos. Também afirmou que o governo está fazendo o que está a seu alcance para retirar todos os brasileiros que estão em Israel e na Faixa de Gaza e queiram deixar a região conflagrada.

Durante o café, Lula reforçou a determinação de seu governo e disse que “nenhum brasileiro em Israel ou Gaza”. O ministro também puxou uma salva de palmas em comemoração ao aniversário de Lula. Em tom de brincadeira, o presidente disse que esperava ter ganhado algum presente dos jornalistas, o que não aconteceu.

Lula prometeu realizar mais um café da manhã com jornalistas até o fim de 2023 para apresentar um balanço do seu primeiro ano de governo.