Brasileiros no jornalismo ambiental colaborativo


23/04/2021


Crédito: Pexels

Colaboração entre jornalistas de diversos países e diversos setores ligados ao meio ambiente. Essa é a pauta abordada na conferência anual do Pulitzer Center sobre as mudanças na natureza em todo o mundo e a ausência de reportagens aprofundadas sobre o tema. O evento on-line, com a participação de brasileiros, começou no dia 20 de abril e vai até esta quinta (23).

Palestras com jornalistas e especialistas de todo o mundo vão discutir as definições para “meio ambiente”, os problemas relacionados às reportagens ambientais e seus relatos às vezes falhos, qual o futuro desse jornalismo, qual a perspectiva de engajamento do público no assunto e como profissionais da imprensa podem se ajudar.

A conferência “Environment (Re) Defined” tem como objetivo dar visibilidade às questões ambientais subnotificadas a partir da análise das tendências emergentes na profissão e de abordagens inovadoras para a colaboração.

O evento também vai debater os bastidores de algumas das reportagens mais impactantes produzidas por colaboradores do Pulitzer Center.

Entre os especialistas convidados, estão dois brasileiros, Gustavo Faleiros, do site Infoamazonia, e Mariana Della Barba, do Repórter Brasil.

“Vamos falar sobre jornalismo colaborativo, parcerias entre veículos brasileiros e também com veículos de outros países da América Latina e da Europa. Também será discutida a parceria com jornalistas, fotógrafos e ilustradores indígenas. Esse tipo de colaboração ainda é pouco discutida entre jornalistas brasileiros”, explica Della Barba.

Para ela, o debate sobre colaboração ainda pode ser muito mais aprofundado, mas as palestrar darão um panorama e poderão gerar interesse entre profissionais de imprensa para abordar mais e mais o assunto. “Não acho que uma palestra curta vai ajudar a aprofundar o tema, mas pode ajudar a abrir os olhos para algum ponto específico de quem tem interesse por jornalismo colaborativo e por temas ligados a violações de direitos humanos e socioambientais”, reforça.

Para se inscrever, clique neste link.

Fonte: Portal imprensa