Ata da Assembleia Geral Extraordinária


14/02/2014


Mesa da Assembleia Geral Extraordinária (Crédito: Sandra dos Santos Carvalho)

Mesa da Assembleia Geral Extraordinária (Crédito: Sandra dos Santos Carvalho)

Nos termos do artigo 19, letra b, do Estatuto da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, foram  convocados os associados quites com suas obrigações estatutárias para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária, na sua sede na Rua Araújo Porto Alegre, 71, 7º andar, Centro, Rio de Janeiro, no dia 12 de fevereiro do corrente ano, às 10h, com o objetivo de referendar a proposta aprovada pelo Conselho Deliberativo de convocação de eleições gerais para Diretoria, Conselhos Fiscal e Consultivos, 1/3 dos membros efetivos e suplentes do Conselho Deliberativo para abril de 2014, coincidindo com a eleição anual de renovação de 1/3 do Conselho Deliberativo; e compor a comissão eleitoral para as eleições de abril de 2014.

Participaram da Assembleia 56 associados quites com suas obrigações junto à entidade, e em condição de exercer o direito de voto. De acordo com o artigo 22 do Estatuto da ABI, 21 associados assinaram a indicação dos membros da Mesa Diretora: Marcos Miranda como Presidente; Sonia Maria Goes como 1ª Secretaria; e Irene Cristina Gurgel do Amaral como 2ª Secretária.

Alegando não se opor à forma como as eleições estão sendo convocadas e se posicionando a favor da realização das eleições, Orpheu dos Santos Salles reinvidicou para si a Presidência da Comissão Eleitoral que determina que “A presidência da Comissão Eleitoral caberá ao Secretário da Diretoria Executiva, que coordenará a eleição…” e informando que entrará com uma nova ação judicial caso isso não ocorra.

Os associados presentes ratificaram por unanimidade a proposta aprovada pelo Conselho Deliberativo de convocação de eleições gerais para Diretoria, Conselho Fiscal e Consultivo e 1/3 dos membros efetivos e suplentes do Conselho Deliberativo para abril de 2014, para conclusão do mandato até 2016, coincidindo com a eleição anual de renovação de 1/3 do Conselho Deliberativo.

O plenário elegeu, com apenas um voto contra, os nomes dos associados Marcus Miranda, Orpheu dos Santos Salles e Sonia Maria Goes para compor a Comissão Eleitoral. Ficou decidido ainda que a presidência da Comissão Eleitoral será escolhida após a entrada dos novos membros, indicados por cada uma das chapas concorrentes.