Merkel é a Personalidade de 2015 segundo revista Time


Por Claudia Sanches

10/12/2015


angelamerkelcapa

A norte-americana Time anunciou, nesta quarta-feira (9), a chanceler alemã Angela Merkel como Personalidade do Ano 2015. Segundo a Agência Reuters, a publicação ressaltou sua liderança diante da crise dos refugiados da Síria, dos problemas do euro e da questão dos conflitos na Ucrânia.

A capa da revista mostra uma pintura com o retrato da líder alemã e os dizeres “a chanceler de um mundo livre”, em referência a suas políticas de acolhimento de refugiados diante da maior crise imigratória já registrada desde a II Guerra Mundial.

Em um comunicado explicando a escolha da revista, a editora-chefe Nancy Gibbs disse que, apesar da crise na região, que deu “motivo para se questionar se a Europa pode continuar a existir”, Merkel, de 61 anos, emergiu como uma “figura indispensável”. Ainda segundo a publicação, “2015 marcou seu décimo ano como chanceler de uma Alemanha unificada e líder de fato da União Europeia”.

A filha de um pastor evangélico, criada na atrás do muro da Alemanha Oriental tem desempenhado um papel de liderança nas negociações com a Rússia para encontrar uma solução para o conflito na Ucrânia. Na semana passada conseguiu o sim do Parlamento alemão para a intervenção na Síria contra o Estado Islâmico (EI).

“Em um momento em que boa parte do mundo está envolvida em um furioso debate entre o equilíbrio entre segurança e liberdade, a chanceler está pedindo muito dos alemães, e por seu exemplo, de todos nós. Para sermos receptivos. Para não termos medo. Para acreditar que grandes civilizações constroem pontes, e não muros, e que guerras são vencidas tanto dentro quanto fora do campo de batalha”, disse a revista.

Depois de Merkel a Time aparecem na sequência personalidades como o líder da milícia radical do EI Abur Bakr al-Baghdadi, o magnata e pré-candidato presidencial Donald Trump, e o presidente do Irã Hasan Rouhani.

Também estão na lista o fundador do serviço Úber Travis Kalanick, e  o movimento contra a violência policial aos negros Blach Lives Matter.

Eleita chanceler em 2005, Merkel já foi considerada a política mais poderosa do planeta e é a primeira mulher a liderar a Alemanha. Faz 29 anos desde que a revista escolheuuma mulher como a personalidade do ano. A última vez foi em 1986, quando Corazon Aquino, a primeira presidente das Filipinas, conquistou o título após liderar uma revolução democrática no país.

No ano passado, a Time escolheu os médicos, enfermeiros e trabalhadores sanitários que combatiam a epidemia do ebola na África Ocidental. Em 2013, foi a vez do papa Francisco. A designação da “Personalidade do Ano” é uma tradição anual desde 1927. A figura eleita ocupa a capa da edição de fim de ano da revista.

 

*Fonte: Agência Reuters; G1