Amazônia e Meio Ambiente em debate no Encontros da ABI com a Cultura


10/06/2021


Por Vera Perfeito, Diretora de Cultura da ABI


Ambientalistas no Encontros da ABI

Encontros da ABI com a Cultura, na Semana do Meio Ambiente, debate hoje, a partir das 19h30, o Meio Ambiente e Devastação da Amazônia com os jornalistas e ambientalistas Edilson Martins, Cristina Serra e Ricardo Carvalho. No programa, será exibido um vídeo sobre Chico Mendes, além de fotos raras de contato com indígenas na Amazônia.

No programa, também será abordada a situação de Genésio Ferreira da Silva que, com apenas 13 anos, mudou o rumo da própria vida ao entregar os envolvidos no assassinato do seringueiro e ativista ambiental. As jornalistas e conselheiras da ABI, Vera Perfeito e Zezé Sack apresentam o programa. Você pode acompanhar pelo canal da Associação Brasileira de Imprensa do YouTube.

Debatedores

Edilson Martins é escritor, jornalista e documentarista e há mais de 40 anos trabalha com temas relativos à Amazônia e seus conflitos. Recebeu o mais conceituado prêmio da televisão brasileira, o Vladimir Herzog, com o documentário Chico Mendes – Um povo da floresta, veiculado praticamente no mundo inteiro e que está em exibição no canal da ABI do Youtube até terça-feira. Nascido no seringal Esperança, no Acre, foi militante e preso político, sendo autor de oito livros, entre eles Chico Mendes – um povo da floresta e Amazônia, a última fronteira. Trabalhou no JB, Diário Carioca, Tribuna da Imprensa, Manchete e O Pasquim, TV Globo, TV Brasil e TV Manchete. Dirigiu ainda a série AmazôniaAdentro e parte de seu trabalho está disponível no portal da ONU, na internet.

A jornalista e ambientalista Cristina Serra, é conselheira da ABI, trabalhou no Jornal do Brasil, revista Veja e Rede Globo onde foi correspondente em Nova York. Atualmente, escreve para o jornal Folha de São Paulo. É autora dos livros Tragédia em Mariana – a história do maior desastre ambiental do BrasilA Mata Atlântica e o Mico-Leão-dourado – uma história de conservação e do recém-lançado Entrevista.

O jornalista Ricardo Carvalho, diretor da ABI em São Paulo,  é especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade. Trabalhou na Folha de São Paulo, TV Globo, foi diretor da TV Cultura, dirigiu e foi roteirista de documentários como o Coragem sobre D.Paulo Evaristo Arns, além de séries para televisão de Meio Ambiente. Escreveu ainda as biografias de D. Paulo Evaristo Arns e a do maestro e pianista Joao Carlos Martins.