Al Gore: aquecimento global provocou as chuvas


18/01/2011


Al Gore, ex-Presidente dos Estados Unidos, ministrou palestra nesta terça-feira, 18, em São Paulo, durante o “Campus Party”, maior evento de tecnologia realizado no Brasil. Na abertura de seu discurso, Al Gore afirmou que as chuvas que arrasaram a Região Serrana do Rio foram provocadas pelo aquecimento global. ”Nós estamos em dias cruciais sobre o aquecimento global. Nos últimos 10 meses, ocorreram chuvas além do normal em países como Paquistão, Austrália, Colômbia, assim como na minha cidade Nashville. Há uma clara ligação entre estes eventos e as grandes emissões de gases causadores do efeito estufa na atmosfera”.
 
Al Gore defendeu a internet como instrumento para combater os efeitos nocivos contra o meio ambiente no planeta. “Vocês têm visto a maneira como a internet potencializa o jeito de fazer coisas melhores para o futuro. Depende de vocês criar este futuro. Alguns países têm ainda um longo caminho para o uso correto da internet. Não é o caso do Brasil, país que tenho uma relação de grande respeito, falo de exemplo no meu próprio país”, afirmou.
Vencedor do Nobel da Paz, e do Oscar na categoria documentário com “An Inconveniet Truth”(Uma Verdade Inconveniente), ambos em 2007, Gore sugeriu a criação de um aplicativo com dados sobre poluição, aquecimento global e meio ambiente que poderiam ser trocados e usados em cada país, formando um mapa sobre o assunto. “Também está na internet uma maneira de amenizar estas catástrofes, a partir da informação aberta sobre áreas onde casas podem ser construídas, assim como a previsão do tempo”.
 
O número de mortos na Região Serrana do Rio aumentaa cada dia. A tragédia já contabiliza mais de 700 mortos, centenas de desaparecidos e mais de 20 mil desabrigados e desalojados em sete municípios. Nesta terça-feira, 18, voltou a chover forte nas cidades de Petrópolis e Teresópolis.
A Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro (Amaerj), que reúne mais de mil juízes, muitos deles atuando em cidades do interior do Estado, está engajada no trabalho de recolhimento e distribuição de doações para as vítimas das chuvas na Região Serrana.

—Diante da dimensão dos estragos e da urgência da ajuda, é preciso que as associações da sociedade civil se mobilizem para colaborar com as prefeituras locais e garantir que os donativos sejam encaminhados para quem mais precisa, afirmou o Desembargador Antonio Siqueira, Presidente da Associação.

Em parceria com as Prefeituras das cidades atingidas, os juízes Paulo Wagner, de Nova Friburgo, Josimar Miranda Andrade, de Teresópolis, e Ronaldo Pietri, de Petrópolis, estão trabalhando no atendimento às vítimas.

 
A Associação está recebendo doações em sua sede localizada no 4º andar, Bloco J, da Lâmina II do Fórum do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, na Av. Erasmo Braga, 115, Centro. Telefone: (21) 3133-2315. A Amaerj também abriu uma conta para receber doações em dinheiro no banco Itaú, agência 6002, conta corrente 37428-5.

As ações em socorro às vítimas se multiplicam também em outros países. Fundada por suíços em 1819, Nova Fribugo vai receber ajuda da Suíça através da Association Fribourg-Nova Friburgo(http://www.novafribourg.ch).
 
O Governo da Alemanha também está enviando ajuda humanitária no valor de quase 190 mil euros, sob a coordenação da ONG Humedica do Brasil, filial brasileira da Humedica Internacional, com sede na Alemanha, cujo objetivo é dar assistência a vítimas de catástrofes e guerras. A Humedica do Brasil está localizada em Nova Friburgo, um dos locais mais afetados pela tragédia, e onde moram muitas famílias descendentes de alemães. A sede da ONG está abrigando cerca de cem vítimas das enchentes.
 
Segundo o site das Representações da República Federal da Alemanha no Brasil, o Chefe de Estado da Alemanha, Christian Wulff, enviou mensagem à Presidente Dilma Rousseff comentando a tragédia: “Partilhamos a sua esperança de que muitos dos desaparecidos ainda possam ser resgatados ilesos e desejamos uma rápida recuperação aos feridos”, disse.
 
A chanceler Angela Merkel também escreveu à Presidente Dilma Rousseff sobre as enchentes na Região Serrana do Rio.”A Alemanha encontra-se a seu lado e está disposta a prestar ajuda onde quer que ela seja necessária”, afirmou.
 
Guido Westerwelle, Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, em mensagem ao seu colega de pasta no Brasil, Antônio Patriota, falou sobre as chuvas. “Lamento o grande número de mortes e o volume de danos provocados pelas intensas chuvas na região serrana do Rio. Envio ao senhor, ao seu Governo e ao povo brasileiro minhas sinceras condolências e a minha solidariedade. Nossos pensamentos estão com as famílias das vítimas, os feridos e todos aqueles que, através da infelicidade, perderam seus pertences”.
 DIV>

*Com O Globo e Último Segundo.