#ABISaúde: psiquiatra e psicóloga falam de saúde mental


31/03/2021


O medo, a loucura, a psicopatia, o negacionismo, a radicalização no confronto de opiniões e o papel da imprensa são alguns dos temas abordados na segunda edição do #ABISaúde. O psicanalista e psiquiatra Luiz Alberto Py e a psicóloga Miriam Pontes de Farias avaliaram os impactos da evolução da pandemia da Covid-19 na saúde mental durante entrevista na última sexta-feira (26/3), disponível no Canal ABI do Youtube.

O bate papo é conduzido pelas jornalistas Rosayne Macedo, especializada em Saúde e diretora de Assistência Social da ABI, e Analéa Rego, assessora de comunicação, produtora cultural e membro da Comissão Social. O encontro registra ainda o agradecimento a todos os profissionais da saúde que se desdobram para socorrer a população durante a pandemia e o reconhecimento da importância dos profissionais de saúde mental, da ciência e do Sistema Único de Saúde.

‘Jair Bolsonaro não chegou à adolescência mental’
Dr. Py revela suas impressões sobre o perfil psíquico de Jair Bolsonaro diante da grave crise sanitária que o país atravessa, com mais de 310 mil mortos. O psiquiatra avalia que as declarações públicas da maior autoridade brasileira indicam um lamentável conflito emocional que gera intolerância às diferenças. E diz ter a impressão de que o presidente da República “é uma pessoa muito infantil, que não chegou à adolescência mental”.

O médico também comenta sobre comportamentos que sinalizam a psicopatia, diante da falta de compaixão pela dor do outro, e o conflito com a sexuallidade, presente no discurso homofóbico, a partir do desprezo pela figura feminina. Ele ainda trata o negacionismo como um comportamento de parte da sociedade como forma de lidar com o próprio medo diante da pandemia, mas que atinge mortalmente a saúde pública.

Os convidados falaram ainda da contribuição do Jornalismo para o equilíbrio emocional da sociedade e para o combate às fakes news e à desinformação neste cenário de pandemia. E destacaram a ação da imprensa na defesa da saúde pública, ao protagonizar um capítulo espetacular da história recente com a criação do consórcio de veículos para coibir a manipulação dos dados da pandemia.

BBB x presídios, cultura do cancelamento e papel da imprensa

Especialista nas emoções geradas pelo confinamento, Py já foi consultor do Big Brother Brasil (BBB) e conselheiro do sistema penitenciário. Para ele, a diferença entre os confinados na ‘casa mais vigiada do Brasil’ e os presidiários é que esses últimos têm acesso a algo primordial para o desenvolvimento humano: a notícia gerada pelos meios de comunicação.

Os convidados comentaram sobre o medo do cancelamento, um fenômeno que vem crescendo nas redes sociais. Para eles, isso acaba reforçando o preconceito, a intolerância e o ódio aos diferentes. O psiquiatra e a psicóloga também traçaram um interessante tratado sobre a loucura: “A loucura é feita de certezas e a dúvida é a cura”, disse Dr Py.
Miriam falou ainda dos principais tipos de transtornos que vêm lotando os consultórios, agora também com as teleconsultas, e de como os profissionais de saúde mental podem ajudar quem está em sofrimento. Eles também deram dicas de como cuidar da saúde mental em tempos de confinamento.

Luiz A Py. Créditos: divulgação

Sobre os convidados
LUIZ ALBERTO PY é psiquiatra e psicanalista, consultor de empresas e palestrante. Foi professor nas faculdades de Medicina da Santa Casa, em São Paulo, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e em diversas sociedades de psicanálise. É autor de nove livros, colaborador de diversas revistas e jornais. Com sua ampla experiência de mais de 50 anos em consultório já assistiu algumas epidemias e seus reflexos na sociedade.

Miriam Pontes de Farias Créditos: divulgação

MIRIAM PONTES DE FARIAS é psicóloga, pós-graduada em Hipnose Clínica, professora, conferencista internacional, palestrante, coordenadora e supervisora de grupos há mais de 20 anos. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH) e criou o curso de Memória e Técnicas de Estudos para provas e concursos na Universidade Estácio de Sá e no Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR). Ministra cursos de Hipnose Clínica, Regressão de Memória e Auto-hipnose.

 

Sobre o #ABISaúde
O #ABISAÚDE é uma iniciativa da Comissão de Assistência Social, atendendo a uma demanda dos associados por mais informações qualificadas e confiáveis, como parte das ações contra as fake news na saúde. O programa quinzenal* vai ao ar no canal da ABI no Youtube, e conta com a participação de especialistas em diferentes áreas, tendo sempre como entrevistadores integrantes da Comissão.

Presidida por Rosayne Macedo, a Comissão é formada pelos jornalistas Agata Messina, Ana Helena Tavares, Analéa Rego, Cleyber Fintelman, Cristina Nunes, Glória Alvarez, Ilza Araújo, José Luiz Laranjo, Malu Fernandes, Maria Inês Estrada, Paulo Marinho,Terezinha Santos, Vilson Romero e Yacy Nunes.

*Em função do feriadão prolongado e do Dia do Jornalista (7 de abril) a próxima edição do #ABISaúde será no dia 16 de abril. Sugestões para das@abi.org.br.

Acompanhe, curta, compartilhe e se inscreva no canal da ABI no Youtube!