ABI sedia cerimônia de formatura do CBM


06/02/2012


O Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário (CBM-CEU) realizou na noite desta sexta-feira, dia 3, a solenidade de Coleção de Grau da turma de 2011.2 dos cursos de Bacharelado em Instrumento, Música e Tecnologia, Musicoterapia, e Licenciatura em Música, no Auditório Oscar Guanabarino, localizado no 9º andar do edifício-sede da ABI. O grupo de 43 alunos graduou-se nas áreas de Práticas Interpretativas (Solistas e Cameristas), Concertistas, Musicoterapeutas, Educadores e Produtores Musicais.
 
O Conservatório Brasileiro de Música, instituição sem fins lucrativos dedicada ao ensino e pesquisa em música, foi fundado em 1936, pelo compositor Lorenzo Fernândez e outros músicos. O objetivo da entidade é difundir a Educação Musical através da formação de professores, executantes, compositores, regentes e de plateias, sob os seguintes princípios norteadores: a concepção de música como elemento fundamental ao desenvolvimento da pessoa humana; a liberdade de pensamento, criação e expressão; o compromisso com o ensino,pesquisa, extensão numa visão interdisciplinar; responsabilidade social; gestão participativa; avaliação como elemento de promoção da qualidade e da modernização, difusão da música e formação de platéias.
 
O Professor Luiz Vaz, na qualidade de Mestre de Cerimônias, abriu o evento saudando os presentes e os membros da mesa de honra, formada por Cecília Fernandez Conde, Diretora Geral e Patrona da Licenciatura Regular; Adriana Rodrigues, Diretora Técnico-Cultural e Paraninfa da Licenciatura Regular; Maria de Fátima Castro da Silva, Funcionária Homenageada; Maria da Glória Ferreira Benigno, Patrona do Bacharelado; Marina Helena Lorenzo Fernandez Silva, Presidente de Honra do SCCBM; Elza Lancman Greif, Paraninfa da turma de Licenciatura Modular; Márcia Cirigliano, Professora Homenageada; Luiz Carlos Csëko, Professor Homenageado; Ruy Carlos Bizarro Wanderley,Professor Homenageado; Talitha Maria Cardoso Peres, Professora Homenageada; Lia Rejane Barcelos, Paraninfa da turma de Musicoterapia; Bryan Host, Paraninfo da turma de Bacharelado; Ronaldo Milleco(in memoriam), Patrono da turma de Musicoterapia; Liddy Mignone(in memoriam), Patrona da turma de Licenciatura (Módulo).

Na sequência, Cecília Fernandes Conde deu início ao evento:
—Boa noite a todos. Declaro aberta esta solenidade simbólica de Colação de Grau. Vamos acompanhar de pé a execução ao piano do Hino Nacional pela formanda Maria Christina Ramos Pereira.
 
Em seguida, a aluna Marília Selvati Mendes Roseti foi convidada a subir ao palco para fazer o Juramento representando os colegas da turma de Licenciatura:
—Prometo, no exercício da minha profissão, atuar com dignidade e ética procurando garantir e contemplar a democracia, a liberdade, a diversidade dos modos de fazer música, e aprimorar a educação para incentivar todos aqueles que queiram o trilhar o mesmo caminho e explorar o máximo de suas potencialidades. Eu juro.
 
A formanda Maria Christina Ramos Pereira foi a juramentista do curso de Bacharelado:
—Prometo, como músico e artista, tudo fazer para o engrandecimento da música elevando seus valores em prol do enriquecimento da arte, da educação e da cultura do meu País. Assim prometemos.
 
Glória Cristina Chaves Golart, representou os alunos de Musicoterapia.
—Pelo respeito à existência humana, pelo amor que tenho a Musicoterapia, profissão que abracei, prometo exercê-la com dignidade, ética e dedicação, comprometendo-me política e cientificamente, buscando do meio da pesquisa, prática, reflexão e constante atualização auxiliar o indivíduo no seu desenvolvimento biopsicossocial. Eu juro.
 
Na sequência, o aluno Ricardo Burgos(Musicoterapia) recebeu a Imposição de Grau pela Diretora Cecília Fernandez Conde.
—Na qualidade de Diretora dos cursos do Conservatório Brasileiro de Música, tendo em vista que os alunos presentes concluíram o curso,
eu, Cecília Conde, no uso de atribuições a mim conferidas pelo Ministério da Educação(MEC), confiro-lhes o Grau de Musicoterapeuta para que possam gozar dos direitos e prerrogativas concedidas pelas leis da República Federativa do Brasil.
 
Também representando os colegas, Alexandra Seabra Melo Oliveira(Licenciatura) e Jovina Beatriz de Andrade Rainer(Bacharelado) receberam a Imposição de Grau.
Emoção
Dando prosseguimento à solenidade, os formando Elizabeth Mendonça Dau e Kátia Cristina Sá(Licenciatura), Leonardo Vieira Martins Peçanha e Isabela Biancardine Vieira(Licenciatura/Módulo), Michele de Castro Oliveira(Bacharelado) e Alberto José Pereira(Musicoterapia) proferiram seus discursos como oradores de turma.
 
O segmento das homenagens a diretores, professores e funcionários do CBM teve início com a formanda Thaís Soares Bezerra, que, entre lágrimas, agradeceu o empenho de Cecília Conde.
—Fiquei feliz em ser escolhida pela turma para representar esta homenagem a uma pessoa tão importante na história do Conservatório Brasileiro de Música. Eu jurei que não ia chorar… Só tenho dois minutos para falar e neste tempo é impossível expressar a sua importância para a turma e para a educação neste País. Você sempre esteve à frente do seu tempo, disseminado o pensamento e dando este tipo de oportunidade às pessoas. Isto foi o que nós aprendemos de maior. Obrigada!
 
—É uma emoção muito grande poder continuar neste tempo que Deus me deu de vida para ver tantas maravilhas e aprender com vocês a não ter barreiras. Sinto orgulho em saber que muitos alunos aqui presentes já estão atuando como profissionais no mercado de trabalho. Desejo que todos vocês encontrem seus caminhos e sejam muito felizes. O Conservatório já tem 75 anos e ainda vai existir por muitos anos dentro desta filosofia de abertura e de acolhimento de todos vocês, acentuou Cecília.
 
Rita Millecco, viúva do Professor Ronaldo Millecco, Patrono da turma de Musicoterapia, e seus dois filhos, foram convidados a subir ao palco por Luiz Vaz, para a homenagem dos alunos.
—Coube a mim esta difícil tarefa de homenagear uma pessoa que eu não conheci, mas que é muito amada por todos no Conservatório. Espero que esta homenagem esteja à altura dele. Segundo o dicionário, patrono significa protetor, professor, entre outras definições. Escolhemos, então, para nosso protetor um grande profissional que defendeu a nossa categoria com muito brilho e orgulho. Ronaldo Millecco foi o primeiro presidente do Diretório Acadêmico de Musicoterapia e ao se graduar tornou-se Presidente da AMT-RJ, entre 1992 e 1994. Terminado o seu mandato, foi escolhido para atuar na União Brasileira de Musicoterapia(Ubam) no cargo de primeiro-secretário geral, sendo sido Delegado Brasileiro no Comitê Latino-Americano, entre 1993 e 1998. Durante a sua gestão, em 1996, começou a ser publicada a Revista de Musicoterapia, preenchendo uma lacuna de 13 anos sem publicações de boletins, artigos e outros trabalhos que ajudaram a dar mais visibilidade à produção de conhecimento musicoterápico. Ronaldo Millecco foi musicoterapeuta e um dos poucos brasileiros a se especializar em musicoterapia,  além de ter sido músico, psicólogo, professor de graduação e de pós-graduação em musicoterapia, pesquisador e educador musical. Por todas estas qualidades, não foi à toa que o CBM deu à sua Clínica Social de Musicoterapia o nome de Ronaldo Millecco. Nós, da turma de formandos em Musicoterapia-2011 achamos que este é mais um título a ser colocado em sua biografia: patrono, defensor de nossa profissão, disse a formanda Elizabeth Wasserman.
 
A Professora Maria da Glória Ferreira Benigno, Patrona da turma de Bacharelado foi saudada pelos alunos, representados pela formanda Maria Christina Ramos Pereira.
—Agradeço à professora Maria da Glória Ferreira Benigno pela dedicação e carinho com os quais nos transmitiu seus conhecimentos musicais, colaborando para o engrandecimento de nossa formação como músicos e como indivíduos. Maria da Glória, você é o exemplo de profissional que qualquer um de nós gostaria de ter seus passos como trilha. Seus alunos a têm como conselheira e orientadora e sua amizade é uma de nossas prazerosas conquistas. Agradecemos a Deus por você existir e podermos contar com os seus ensinamentos e com o seu amor. Obrigada, professora.
 
—A emoção é muito forte. Vou citar uma frase do nosso querido e saudoso Gonzaguinha: …cantar e cantar e cantar a alegria de ser um eterno aprendiz. Mesmo concluindo hoje uma etapa da vida de vocês, sejam sempre eternos aprendizes, tanto na profissão quanto na vida cotidiana. Ensinando o que aprenderam e aprendendo com colegas, amigos, enfim, com a vida. Um beijo e muitas vitórias, disse Maria da Glória.

Incentivo

 
Bryan Host, Paraninfo da turma de Bacharelado parabenizou os alunos pela formatura e recordou os diversos momentos em que a turma incentivou a sua dedicação à música. A professora Lia Rejane Barcelos, Paraninfa da turma de Musicoterapia, também exaltou os alunos, juntamente com Elza Lancman Greif, Paraninfa da turma de Licenciatura Modular.
 
Adriana Rodrigues, Diretora Técnico-Cultural e Paraninfa da Licenciatura Regular, agradeceu o convite dos alunos e, juntamente com os alunos João Luiz Pena Santos e Elizabeth Mendonça Dau, realizou uma apresentação de canto, muito aplaudida pela plateia, que reuniu mais de 500 pessoas. Após o número musical, os alunos Simone Durval e Nanci Montenegro, subiram ao palco para fazer a entrega das placas comemorativas aos professores e funcionários homenageados. As formandas Mayara Ferreira, Glória Selma Ferreira e Daniel Magalhães leram textos em agradecimento ao corpo docente, e Patrícia Oliveira à funcionária Maria de Fátima Castro da Silva, do CBM.
 
Antes do encerramento da cerimônia, os formandos Fabiana Pinheiro e Daniel Magalhães se revezaram nos agradecimentos finais.
—Agradecer a Deus é sempre bom. Devemos fazê-lo sempre, pois Ele é o nosso Criador e nos deu a vida e a oportunidade de estar aqui vivendo este momento tão bonito. Agradecemos a Deus por estar presente em nossos educadores que nos deram tanta alegria e empenho. Agradecemos a presença Dele em nossos pais e amigos e pela força e a coragem que nos fez chegar até aqui.
 
Contribuição
 
Ao longo dos 74 anos de existência, o CBM tem se destacado por abrigar as mais diversas tendências musicais e por divulgar a relevância da música na vida das pessoas e na cultura do País.
O CBM criou o primeiro curso de graduação em Musicoterapia no Brasil, único do gênero no Estado do Rio de Janeiro, além dos mestrados em Educação Musical, Musicologia e Etnomusicologia. Em parceria com instituições públicas e privadas, a entidade desenvolve projetos sociais nas áreas de educação musical, difusão da música e saúde.
 
Desde a década de 40, o CBM estabelece convênios culturais com mais de 50 Escolas de Música de vários estados do Brasil. Em 1975, os professores do Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário iniciaram as pesquisas na área de música.
 
Em 1993, a direção da entidade criou o Núcleo de Pesquisas “José Maria Neves” que coordena alunos e professores em estudos nas áreas de Educação Musical, Musicologia e Musicoterapia. Em 2001, foi criada a Clínica Social de Musicoterapia Ronaldo Millecco que atende pessoas com problemas especiais e de baixa renda.
Em 2002, o Ministério de Educação aprovou o Conservatório Brasileiro de Música como o 1º Centro Universitário Especializado em Música no Brasil, passando a ser Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário(CBM-CEU).

Entre os anos de 2005 a 2007 a equipe de músicos, professores e coordenadores criou o Curso de Música e Tecnologia, Curso Superior de Guitarra Elétrica, Cordas Dedilhadas e Contrabaixo Elétrico, para formar produtores e conjuntos musicais.

Outras atividades de importante contribuição na área de música são os cursos livres, de extensão e de atualização nas áreas de Educação, Música, Artes e Saúde.
 
Formandos da Turma de Licenciatura:
 
Alexandra Seabra M. Oliveira, Anderson Pereira da Ilva, Cidelmar Cavalcante, Elizabeth Mendonça Dau, Fabiana Pinheiro da Silva, Felipe de Oliveira Caldas, João Luiz Pena Santos, Kátia Cristina Sá, Luiz Alfredo Pedraza Palizza, Mayara Feitosa Ferreira, Patrícia Oliveira, Rafael Bezerra, Simone Carvalho, Thaís Bezerra.
 
Formandos da Turma de Licenciatura (Módulo):
 
Alberto Dantas, Ana Luíza Alencastro, Anderson Medeiros de Miranda, Bruno Casimiro Azevedo, Daniel Luiz Magalhães, Fernanda de Souza Santos, Greice Kelly B. de Souza, Isabela Biancardine Vieira, Leandro de Mattos Azevedo, Leonardo A.M. Vieira Martins Peçanha, Marília Selvati Mendes Roseti, Mateus da Silva Miccichelli, Nanci Montenegro Ruela, Raquel Cristina Galdino.
 
Formandos da Turma Bacharelado:
 
Brenda Sayuri, Eli Joory, Jovina Beatriz Rodrigues de Andrade Rainer, Marcelo de Azevedo, Maria Christina Ramos Pereira, Michelle de Castro Oliveira, Tarcísio Carlos Gomes.
 
Formandos da Turma Musicoterapia:
 
Alberto José Pereira, Durval Costa, Elizabeth Wasserman, Glória Cristina Chaves Golart, Glória Selma Ferreira, Ricardo Burgos.