ABI se solidariza com chargistas da Folha


03/07/2020


A ABI denuncia a tentativa de intimidação dos cartunistas Laerte, João Montanaro, Alberto Benett e Cláudio Mor, do jornal “Folha de S. Paulo”. Eles estão sendo alvos de uma tentativa de intimidação por terem publicado charges críticas à violência policial contra moradores de bairros pobres.

Devido ao caráter crítico de seu trabalho, foram interpelados pela Associação de Oficiais Militares do Estado de São Paulo (Aomesp) em Defesa da Polícia Militar (conhecida como “Defenda PM”). A entidade entrou na Justiça com pedido de esclarecimento criminal para que o Grupo Folha e os artistas explicassem as charges, consideradas por ela como “constrangedoras” para a PM e seus associados.

A associação reúne a ala mais direitista da polícia de São Paulo, reunindo segmentos associados ao bolsonarismo.

A ABI se solidariza com os chargistas e faz questão de postar em seu site as charges que motivaram a tentativa de intimidá-los.

Mais: reafirma que, cada vez que se repitam atitudes como esta, vai ajudar a difundir e republicar as charges ou matérias que deram origem à truculência dos que querem calar a imprensa livre.

Veja aqui as referidas charges: