ABI participa de lançamento de plano de ação para as favelas no CPX do Alemão


13/12/2022


Organizações do Complexo do Alemão, juntamente com parlamentares e parceiros institucionais, lançaram, nesta quinta-feira (08), o Plano de Ação Popular do CPX – Agenda 2030. O documento tem o objetivo de consolidar uma agenda de políticas públicas para o bairro e fazer uma movimentação de incidência política com atores do Legislativo e do Executivo, e de forma mais geral, com toda a sociedade, articulando problemas e potencialidades do território com questões de interesse social muito mais amplo.

O conselheiro da ABI, Xico Teixeira, ao lado do diretor de comunicação do Instituto de Pesquisa de Culturas Negras, Marcelo Dias

O jornalista Xico Teixeira, conselheiro e membro da comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Expressão da entidade, participou do evento e fez diversos contatos com lideranças do movimento de favelas, parlamentares e entidades acadêmicas e jurídicas. Os organizadores do evento foram os dirigentes do Instituto Raízes em Movimento, Alan Brum e Samantha Sales Dias.

Cerca de 100 pessoas estavam presentes no ato de lançamento entre eles parlamentares como Renata Souza (Psol), Talíria Petrone (PSol), Tainá de Paula (PT), Jandira Feghali (PCdoB), Monica Francisco, Reimont (PT), o mais novo vereador do Rio, Luciano Medeiros, entre outros. Além da participação do Guilherme Pimentel, ouvidor da Defensoria Pública e Valcler Rangel, assessor de Relações Institucionais da Fiocruz.

De acordo com seus eixos temáticos, o plano discorre sobre áreas de saneamento básico, meio ambiente, juventudes, esportes, mobilidade, saúde, mulheres na linha de frente, segurança pública, educação, população LGBTI+ e habitação. Na apresentação do documento, é ressaltado que as favelas têm produzido novos quadros com pessoas qualificadas téc­nica e academicamente, assim como novos conhecimentos a partir do diálogo com co­nhecimentos populares de vivências, determinando seu protagonismo na construção de um ambiente com melhores condições sociais.

O CPX do Alemão é um dos bairros que abriga um dos maiores conjuntos de favelas da zona norte do Rio de Janeiro, e tem seus limites misturados com outros bairros como: Ramos, Higienópolis, Olaria, Penha, Inhaúma e Bonsucesso. Ele foi erguido sobre a Serra da Misericórdia, em uma região rural da zona da Leopoldina, e é caracterizado por ser uma região de morros e nascentes.

O Plano de Ação Popular – Agenda 2030 foi construído coletivamente por 18 instituições e coloca a favela como protagonista. Para a construção os coletivos buscaram entender as demandas dos moradores. Foi realizado um trabalho coletivo a partir do acúmulo histórico de articulação e lutas para identificar problemas enfrentados pela população e levantar soluções.

Ainda no encontro, realizado na sede do instituto, no Morro do Alemão, foi feito um importante contato com o Ouvidor Geral da Procuradoria do Estado do Rio, que convidou a ABI a participar do núcleo de discussão sobre Liberdade de Expressão que será inaugurado, brevemente, na Ouvidoria.

Para ter acesso à integra do Plano clique aqui – PLANO-POPULAR-DO-CPX_VERSÃO-FINALIZADA.pdf (cepedoca.org.br)