ABI exibe filme em homenagem a Tim Lopes


31/05/2017


A Associação Brasileira de Imprensa exibirá o documentário ‘Tim Lopes – Histórias de Arcanjo’, em sua sede no Centro do Rio, nessa sexta-feira (2), às 11h30, lembrando os 15 anos da morte do jornalista . Em seguida, haverá mesa redonda, mediada pelo presidente da entidade, Domingos Meirelles.

O encontro contará ainda com Bruno Quintella, jornalista e filho de Tim; André Luiz Azevedo, repórter que falará sobre sua relação com Tim Lopes; e Beth Costa, diretora da Fenaj, destacando política de segurança e proteção aos jornalistas no exercício da profissão, com enfoque global.

Mais cedo, às 7h30, será celebrada uma missa, no Santuário Cristo Redentor, no alto do Corcovado, pelo padre Omar Raposo.

Em seu impresso, na edição de julho/agosto de 2002, a ABI homenageou o jornalista Tim Lopes, com textos de profissionais de vários setores da sociedade.

 

Edição especial de julho/agosto de 2002 do impresso da ABI em homenagem a Tim Lopes

Documentário

O documentário ‘Tim Lopes – Histórias de Arcanjo’ narra a trajetória do jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, considerado um dos maiores repórteres investigativos do Brasil, sob o ponto de vista do filho Bruno. É ele o fio condutor do filme, enredado através de uma carta escrita pelo pai em 1999, quando alertava o filho sobre os perigos da vida adulta. Dez anos depois, ao encontrar a carta no fundo de uma gaveta, Bruno decide procurar pelo pai através de relatos de amigos e descobre que, além de repórter, Tim também era maratonista, fundador de bloco de carnaval, exímio pé-de-valsa das gafieiras cariocas. Fillho carinhoso, irmão atencioso e pai exemplar.

O documentário conta sobre sua origem e o que fez ingressar na profissão. Histórias que destacam sua trajetória desde a Manchete, em 1969, até a TV Globo, em 2002. Relata ainda reportagens de arquivo dos veículos por onde passou.

Galeria de fotos: