ABI convoca assembléia e eleição


20/03/2009


Através de edital publicado no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro e no Diário Oficial da União, a ABI convocou para as 10 horas do dia 16 de abril, quinta-feira, a sua Assembléia-Geral Ordinária Anual, destinada a tomar conhecimento do Relatório da Diretoria relativo ao exercício social 2008-2009, do Parecer do Conselho Fiscal sobre as contas do período e da decisão do Conselho Deliberativo acerca do Relatório e do Parecer do Conselho Fiscal. A Assembléia terá desdobramento no dia seguinte, 17 de abril, com a realização da eleição para o terço do Conselho Deliberativo do período 2009-2012 e para a composição do Conselho Fiscal, com mandato 2009-2010. A votação será iniciada às 10 horas e se estenderá até às 20 horas, quando se iniciará a apuração.

Este ano, excepcionalmente, a Assembléia-Geral será realizada na terceira semana de abril, e não na última, como ocorre tradicionalmente, em razão dos dois feriados da semana seguinte, que poderão prejudicar gravemente o quórum da reunião, em razão do previsível enforcamento dos dias posteriores a ambos. O dia 21, terça-feira, será o feriado nacional em homenagem a Tiradentes, enquanto o dia 23, quinta-feira, será feriado estadual em homenagem a São Jorge. Pela tradição da Casa, a eleição ocorre na última sexta-feira de abril, que cairá no dia 24, em seguida ao feriado de São Jorge. 

Os prazos

O edital de convocação, firmado pelo Presidente do Conselho Deliberativo, Pery Cotta, datado de 11 de março e publicado na edição de 13, 14 e 15 do Jornal do Commercio, informa que o Relatório da Diretoria estará à disposição dos associados a partir do dia 8 de abril, na Secretaria da ABI, no sétimo andar do Edifício Herbert Moses. As chapas concorrentes deverão estar registradas no período de 16 a 27 de março, nos termos do artigo 21 do Regulamento Eleitoral aprovado pelo Conselho Deliberativo em 17 de fevereiro de 2004 e como estabelecido pela Comissão Eleitoral, integrada pelos associados Sérgio Caldieri, que a preside, Ilma Martins da Silva e Marcus Miranda.

Como dispõe o Estatuto, os associados quites elegerão para o Conselho Deliberativo 15 membros efetivos e 15 suplentes e os sete membros do Conselho Fiscal. Como de hábito, os sócios em débito poderão pagar sua mensalidade ou anuidade no próprio dia da votação. Já os candidatos deverão estar quites até 27 de março, quando a Comissão Eleitoral formalizará o registro das chapas concorrentes. 

Um apelo especial

Em face do baixo comparecimento à eleição de 2008, a Diretoria da ABI está fazendo um apelo especial aos associados para que não deixem de comparecer à Assembléia no dia 16 e à votação do dia seguinte, até como homenagem ao centenário da Casa. Com esse fim a Diretoria enviará pelo Correio circular ao corpo social e reproduzirá seu apelo no site da Casa. Os dois momentos da Assembléia, o das discussões e votação de propostas e o da eleição, no dia seguinte, constituem excelente oportunidade de confraternização dos associados, muitos dos quais não têm oportunidade de encontrar antigos companheiros em razão de seus compromissos profissionais.