A imprensa em cartaz no Cine ABI


03/06/2008


O Cine ABI está de volta nesta quinta-feira, dia 5, às 19 horas, com a mostra A Imprensa no Cinema, apresentando o filme “Terra em transe”, de Glauber Rocha. Entre os convidados, a sessão contará com as presenças de Lúcia, Paloma e Erick Rocha, respectivamente mãe e filhos do cineasta:
— O evento pretende homenagear o centenário da ABI e os 200 anos da Imprensa Régia e resgatar o apoio da Casa do Jornalista à arte cinematográfica, uma tradição de mais de 50 anos — explica o jornalista Jesus Chediak, Diretor Cultural da ABI e coordenador da mostra.

Com a curadoria do jornalista, cineasta e pesquisador Dejean Magno Pellegrin e o apoio da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira e do Colégio Pedro II, A Imprensa no Cinema vai apresentar, ao longo deste ano, uma seleção especial de títulos nacionais e estrangeiros que têm o jornalismo como tema central. Entre eles estão clássicos como “Cidadão Kane”, de Orson Welles; “A luz é para todos”, de Elia Kazan; “Correspondente estrangeiro”, de Alfred Hitchcock; e “Aconteceu naquela noite”, de Frank Capra. As sessões acontecerão todas as quintas-feiras, às 19h, no Auditório Oscar Guanabarino, no 9° andar do edifício-sede da entidade (Rua Araújo Porto Alegre, 71 — Centro do Rio). O público receberá a ficha técnica com sinopse e comentário sobre o filme em cartaz e, após a exibição, poderá participar de debate com especialistas.

Colaboração

A relação da ABI com o cinema remonta ao fim dos anos 40, com as primeiras exibições de filmes na entidade, segundo Dejean Pelllegrin. Na década seguinte, mais precisamente em 7 de julho de 1955 —e até janeiro de 1958—, as atividades do Departamento de Cinema do Museu de Arte Moderna — Cinemateca do MAM — tiveram início no Auditório da ABI, com o Ciclo 10 anos de Cinema de Arte. Em 1973, sócios da ABI — entre eles o atual Presidente, Maurício Azêdo — fundaram o Cineclube Macunaíma. Considerado, à época, o maior do gênero no País, o cineclube foi um marco na história do circuito alternativo e na valorização do cinema de arte, especialmente de produções nacionais como “Deus e o diabo na terra do sol” e “Terra em transe”, ambos de Glauber Rocha:

— Terra em transe foi selecionando para abrir a mostra “A Imprensa no cinema” justamente para homenagear a trajetória da ABI, o jornalismo e o cinema nacional — afirma o curador.

Filmado em 1967, o drama se passa num país fictício chamado Eldorado, onde o jornalista e poeta Paulo oscila entre diversas forças políticas em luta pelo poder: um líder de direita, um político populista e o dono de um império de comunicação. Grande clássico do Cinema Novo, o filme — que chegou a ser censurado em razão das referências e duras críticas à ditadura — foi premiado no Brasil e no exterior, inclusive nos festivais de Cannes e Havana. 

  • Mostra do Centenário — Programação de junho