A cobertura da cidade na era da internet


22/02/2005


Nos últimos 25 anos a cobertura de cidade sofreu muitas mudanças. Na década de 1980, os jornais davam mais espaço para os assuntos de cidade, inclusive com a criação de cadernos específicos, como foi o caso do Jornal do Brasil, cujo Caderno Cidade circulou de setembro de 1986 a maio de 1992. Até ser extinto em junho de 1992, o Caderno Cidade vinha sendo publicado junto com o Caderno Ecologia. Hoje as notícias da cidade ocupam uma seção do noticiário do Primeiro Caderno. 

Na virada do século, o avanço da tecnologia revolucionou a mídia em geral, mas foi a internet, nos anos 90, que veio mudar o panorama da imprensa: diminuíram as chances de matérias exclusivas sobre fatos que acontecem no dia-a-dia da cidade. Da mesma forma como acontece no radiojornalismo, o jornalismo on-line é uma mídia interativa e imediata, com o público recebendo as informações quase em tempo real. 

– Mesmo que o repórter de um determinado veículo seja o primeiro a chegar no local de um determinado acontecimento, ele será obrigado a passar um flash para o jornal on-line, o que limitou bastante a possibilidade de se ter o furo factual. Todo mundo agora fica monitorando a internet e pode saber o que o concorrente está fazendo – diz o editor Paulo Motta.