A ABI condena pressão sobre o Diário da Região


27/06/2011


A ABI expressou na tarde desta segunda-feira, 27 de junho, seu protesto contra a decisão das autoridades policiais de São José do Rio Preto, São Paulo, e do representante local do Ministério Público do Estado de pressionar o jornal Diário da Região, para revelar a fonte das informações que vem publicando sobre a investigação de irregularidades administrativas no Município.
 
“O comportamento dessas autoridades – disse a ABI – constitui grave agressão à liberdade de imprensa, disfarçada sob o eufemismo de que o Diário da Região vem publicando informações acerca de investigações que ocorreriam sob segredo de Justiça. Essa alegação carece de fundamento constitucional, pois a obrigação de manter e resguardar segredos de Justiça em procedimentos policiais ou judiciais é das autoridades que a decretaram, e não dos jornalistas ou da imprensa. A obrigação dos jornalistas é com a divulgação de informações, e não com o seu ocultamento.”
 
“A ABI está solidária com os companheiros do Diário da Região e estima que eles mobilizem o quanto antes os meios judiciais de garantir o seu direito de acesso a informação”, conclui a nota, firmada pelo Presidente da ABI, Maurício Azêdo.