“Novo Jornal” frauda uso de logomarca


29/01/2013


A ABI informou à Associação dos Magistrados Brasileiros que a sua logomarca está sendo utilizada sem sua autorização pelo senhor Marco Aurélio Carone, editor em Belo Horizonte do site “Novo Jornal”, que pratica um jornalismo destituído de ética e se especializou em ataques a personalidades do Estado, como o próprio Governador Antônio Anastásia e o Senador Aécio Neves. Se necessário, a ABI ajuizará medidas judiciais contra essa usurpação.
 
O esclarecimento da ABI foi feito em resposta a expediente enviado pelo Presidente da AMB, Desembargador Henrique Nelson Calandra, que denunciou que “esse site que se apresenta como jornalístico, na verdade tem servido a práticas que não guardam nenhuma relação com essa importante atividade profissional, ao assacar afirmações ofensivas e irreais à Magistratura Mineira, o que não aceitamos em hipótese alguma”.
 
Em resposta, a ABI dirigiu esta mensagem à AMB:
 
“Ilustre Doutor Henrique Nelson Calandra,
 
A logomarca da ABI está sendo utilizada no site www.novojornal.com à revelia da Casa, que não autorizou o responsável por esse veículo, Senhor Marco Aurélio Carone, a reproduzi-la em seu veículo.
 
A ABI tem recebido queixas contra o jornalismo antiético praticado por este senhor, o que nos levou há dias a emitir a seguinte declaração, que divulgamos sobretudo entre os jornalistas de Belo Horizonte:
“A ABI e o Novo Jornal
 
Em face de explorações e equívocos em torno de uma declaração emitida pela ABI em 11 de junho passado acerca de censura prévia imposta ao periódico online “Novo Jornal”, a Associação Brasileira de Imprensa esclarece que esta sua manifestação teve em vista a defesa dos dispositivos constitucionais que vedam censura política, artística e ideológica.
 
Esse pronunciamento não significa qualquer solidariedade ou simpatia pelo estilo de jornalismo praticado pelo Senhor Marco Aurélio Carone, diretor do “Novo Jornal”, contra o qual a ABI tem recolhido queixas que desaconselham qualquer manifestação de apoio.
 
Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 2013
Maurício Azêdo
Presidente da ABI.” (http://www.abi.org.br/primeirapagina.asp?id=5011)

Vamos adotar as providências cabíveis, inclusive judiciais, para fazer cessar a usurpação que este senhor comete.
 
Peço-lhe que aceite e transmita aos membros da AMB as expressões do mais alto respeito que merecem.    
 
Cordialmente,  (a) Maurício Azêdo, Presidente da ABI.”
 
Foi esta a mensagem do Presidente da AMB:
 
“Senhor Presidente,
 
A AMB tem como compromisso fundamental a defesa do Estado Democrático de Direito e a convicção de que a Justiça é pilar fundamental de sustentação das sociedades democráticas.
 
Nesse sentido, repudia com veemência todo tipo de pressão ilícita que se utiliza de fraudes e calúnia com o objetivo de intimidar membros do Poder Judiciário como forma de intervir no livre exercício da Justiça.
 
Manifestamos nosso apoio e respeito pelo importante trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em defesa da liberdade de imprensa no país. Entendemos que defender a liberdade de imprensa significa também lutar para que um imprescindível valor da nossa sociedade não seja utilizado como biombo para práticas ilegais que não guardam nenhuma relação com o exercício da liberdade de expressão e informação.
 
Ficamos surpresos ao ver a marca da ABI estampada no site legitimando, ainda que indiretamente, o tipo de atividade ali praticada.
 
Esse site que se apresenta Omo jornalístico, na verdade, tem servido a práticas que não guardam nenhuma relação com essa importante atividade profissional, ao assacar afirmações ofensivas e irreais à Magistratura Mineira, o que não aceitamos em jipótese alguma.
 
Ao trazer essas considerações ao conhecimento dessa Associação, esperamos contribuir com a verdadeira luta contra a censura e pela liberdade, tão, bem conduzida pela ABI.
 
Atenciosamente, (a) Henrique Nelson Calandra, Presidente.”