Aos 88 anos, morre Leonor Guedes


17/09/2012


Primeira mulher no Brasil a criar e manter uma agência de notícias, a jornalista Leonor Guedes morreu nesta sexta-feira, dia 14 de setembro, em Niterói, onde morava. Leonor, de 88 anos, estava internada havia um mês no Hospital Procordis, em Santa Rosa, Niterói, com quadro de insuficiência respiratória e renal. O corpo da jornalista foi sepultado no dia 15, no cemitério do Maruí, no Barreto. A missa de 7º dia será celebrada nesta sexta-feira, dia 21, ao meio-dia, na Igreja de Santa Luzia, no Castelo, Centro do Rio.

Leonor Guedes iniciou a carreira na imprensa ainda na adolescência, em Florianópolis, Santa Catarina. 

Sócia da ABI desde 17 de janeiro de 1963, Leonor fundou a Agência Orbe Press, que se especializou na produção e distribuição de reportagens e notícias sobre a vida dos países socialistas e principalmente na antiga União Soviética. Isso provocou perseguições pela ditadura militar, após o golpe de 1º de abril de 1964. A repressão plantava notícias falsas a seu respeito, como a publicada na primeira página do jornal O Globo sob o título “Espiã brasileira a serviço da União Soviética.”
 
Mulher de fibra, apesar do seu 1,47m, Leonor invadiu o gabinete do diretor do jornal, Roberto Marinho, chamando-o de leviano, mentiroso e covarde. Dali foi para o Departamento de Ordem Política e Social – Dops e exigiu providências, mas foi presa e torturada. Com o apoio do advogado Heleno Fragoso, conseguiu ser libertada no dia seguinte.
 
Após inúmeras invasões de membros da Polícia Federal à sua agência de notícias, Leonor decidiu deixar o Brasil e viajou para diversos países, incluindo a Rússia, onde recebeu várias homenagens. Anos mais tarde, retornou ao Brasil e casou-se, em segundas núpcias, com Valdir Muniz.
 
—A trajetória de Leonor Guedes merece ser reverenciada pelo firme propósito em combater a brutalidade e a prepotência do regime militar, disse o jornalista Arcírio Gouvêa Neto, Secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI.