O cinema nas escolas públicas do Rio


09/11/2011


 
Um bom exemplo de incentivo à cidadania é o projeto social Circuito Cine Curta, com a exibição de 16 curtas metragens nacionais premiados em nove escolas públicas municipais e estaduais de comunidades carentes do Rio de Janeiro. As sessões começaram no dia 26 de outubro e vão até o dia 11 de novembro.
 
 
Na segunda quinzena de novembro haverá uma fase de debates e produção de trabalhos sobre os filmes, com premiação para as três escolas mais criativas. A iniciativa é da atriz e produtora cultural Juliana Teixeira, com o apoio do Hospital Samaritano, do Metrô Rio, através do Instituto Invepar, e das Secretarias Municipal e Estadual de Educação.
 
 
Em sua segunda edição, o projeto contemplará aproximadamente 10 mil alunos, dos 3 aos 20 anos de idade. A intenção é aprimorar o processo pedagógico e estimular o interesse pela cultura e história nacional através do cinema, e assim ajudar a melhorar o desempenho dos estudantes nas disciplinas tradicionais. Por isso, os curtas escolhidos são obras produzidas somente no Brasil, premiadas em grandes festivais, e que mostram um pouco das diversas faces da cultura nacional a partir de diferentes linguagens (documentário, ficção, animação).
 
 
Juliana falou sobre a origem e os objetivos do projeto:
— A ideia surgiu a partir do “Curta na Praça”, projeto iniciado em 2008, que leva filmes às praças públicas de regiões carentes da zona norte e oeste do Rio de Janeiro, onde eu percebi a necessidade de envolvimento das escolas públicas, e como elas precisam ser motivadas e incentivadas a participar de projetos culturais, porque a escola ocupa um grande espaço na vida das pessoas nessas comunidades carentes.
 
 
Ela ressaltou também que os filmes escolhidos tratam de temáticas relacionadas à identificação com a cultura nacional e também local, de cada região do Brasil. Entre os filmes exibidos está “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”, vencedor do Prêmio de Júri popular no festival Anima Mundi SP 2010, e também “O Anão que virou gigante”, terceiro colocado no festival Anima Mundi 2010.
 
 
Ao final das sessões, haverá um debate entre os alunos sobre o filme exibido, e após o final, uma votação entre os alunos para escolher os melhores filmes. Em seguida, haverá a distribuição de “kits educação” com canetas, lápis, caderno e apostilas pedagógicas com sugestões de atividades específicas para que os estudantes criem trabalhos livres sobre os filmes exibidos, com a ajuda dos professores. As três escolas que demonstrarem mais criatividade nos trabalhos e maior envolvimento no projeto serão premiadas com troféus.
 
 
 
Programação Semana III

 
Quarta-feira, 09/11 – CE Ignácio de Azevedo Amaral
Quinta-feira, 10/11 – CE André Maurois
Sexta-feira, 11/11 – CE Infante Dom Henrique