Muamar Kadafi é morto em ataque na Líbia


20/10/2011


O primeiro-ministro do governo interino da Líbia, Mahmoud Jibril, afirmou nesta quinta-feira, 20, em entrevista coletiva, que uma autópsia determinou que Muamar Kadafi morreu ao ser atingido por um tiro na cabeça, após a sua captura, durante um confronto entre as forças leais ao Conselho Nacional de Transição (CNT) e partidários do ditador.
—Kadafi teria sido retirado de um duto de esgoto e não ofereceu nenhuma resistência. Quando começaram a retirá-lo do local, ele foi atingido por um tiro no braço direito, e, ao colocarem-no na caminhonete, ele não apresentava nenhum outro ferimento. Quando o carro começou a andar, houve um tiroteio entre os combatentes e os partidários de Kadafi, durante o qual ele foi atingido na cabeça, minutos antes de chegar ao hospital, disse Jibril.
 
—A Otan bombardeou dois veículos do comboio de Kadafi que faziam parte de um grupo maior que manobrava perto de Sirte, disse o porta-voz da Otan, Roland Lavoie.
 
Segundo a agência de notícias AP, dezenas de jornalistas presenciaram a ação, que teve início por volta das 8h (horário local). Pelo menos 20 partidários de Kadafi teriam morrido no confronto e mais de 15 teriam sido capturados.
 
Kadafi é o primeiro líder morto na chamada Primavera Árabe, onda de movimentos populares que avança no Oriente Médio e no norte da África desde dezembro de 2010, em favor da democracia. Kadafi estava no poder há 42 anos.
 
A Presidente Dilma Rouseff afirmou que o mundo deve apoiar e incentivar o processo de transição democrática no país, mas ressaltou que uma morte não é motivo de comemoração.
 
*Com informações da BBC, Reuters, AFP e AP