“Onde erramos?”


14/07/2011


Ontem, transitando em um táxi, tive a oportunidade de conhecer um taxista que me causou certa admiração. O rádio estava ligado em um programa educacional do MEC. Atenciosamente ele perguntou-me se queria que o desligasse e respondi-lhe que seria interessante continuar ouvindo-o, por me parecer que se tratava de um assunto referente a uma ação policial na prisão de um adolescente, não só por estar portando cocaína como usando-a, com outros, os quais lograram fugir. Foi quando o taxista disse que por coincidência, na noite anterior, havia transportado um casal que lhe dera pena, tal a angústia que demonstravam. “Eles pegaram meu táxi em Ipanema e notei que ela estava chorando demais. Pediram que os levasse à Delegacia Policial do Leblon, porque um dos seus filhos lhes comunicara por celular ter sido preso acusado de estar portando droga. Ao saltarem no Leblon, aquela senhora, que me pareceu ainda bem jovem, agarrada ao esposo, perguntava: Meu filho, aonde foi que erramos?”

Cheguei ao meu destino, gravadas na minha mente as palavras daquela pobre mãe: “Meu filho, aonde erramos?”. E ao tentar escrever novas matérias, embora as tenha agendadas, difícil se torna, no momento, livrar-me daquela exclamação pungente de uma mãe, ao ter conhecimento da prisão de seu filho, quando em flagrante uso de droga. Mas, sim, por que não? Usarei a dor, a fim de motivar reações! Já é tempo de tratarmos de esquematizar um organograma calcado nos direitos expostos em nossa Constituição para alavancarmos diretrizes que venham a se justapor aos aspectos da segurança da sociedade.

Esta sociedade que cada vez mais se torna acéfala, vendo, ouvindo e lendo todos os dias as aberrações jurídicas que se dão contrárias ao senso comum, mas pouco a pouco participando delas, tal o contágio dessas mazelas no próprio lar, daí os delitos que levam os nossos jovens ao cometimento de crimes de vários matizes, devidamente classificados pela criminologia, embora não se veja por parte das autoridades competentes para o assunto a investigação profunda das causas e efeitos e suas influências psicofísicas, de modo a cercear tendências delituosas porventura existentes no âmago da nossa sociedade.

E não há mais como distinguir os campos sociais onde os delitos definidos na lei penal estão sendo absorvidos pelos criminosos – Estão em todos os lugares. O exercício da segurança está previsto no Capítulo III – Da Segurança Pública – artigo 144 e seus incisos – da Constituição de 1988 – Previsto se acha, mas, na prática o esquema geral se torna cada vez menos confiável – perguntas que se fazem são respondidas com evasivas, subterfúgios, rodeios e tergiversações. Algo está no ar, queremos crer.

Não tergiversaremos, contudo; a resposta por enquanto está sendo dada pela mídia, na qual confiamos cegamente, porém queremos crer que outras fontes poderão vir a engajar-se em uma luta pacifica mas permanente, na qual os três Poderes da República estarão sendo objeto de apreciação de suas atividades ,mesmo porque nada melhor do que uma constante avaliação de suas deliberações, em termos democráticos e, bem assim, das censuras que,dentro desse regime, poderiam e deveriam ser feitas por nossa sociedade.

Outro ângulo que devemos atingir antes de fecharmos a matéria é a da preocupação em torno dessa mixórdia de crimes de toda ordem que obrigam os nossos tribunais aos exames e avaliações de possíveis sentenças, face à diversidade das penas em razão dos delitos cometidos pelos inúmeros envolvidos, crimes esses que, no que tange ao sempre lembrado ‘MENSALÃO”, levou o Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel (O Globo, manchete de 9-7-2011) a assim pronunciar-se: “Trata-se da mais grave agressão aos valores democráticos que se possa conceber”.

Do que se observa; não há como aguardar novos acontecimentos, certos, todavia, estamos de que eles virão. Finalizando, transcrevemos, ainda, para a devida interpretação e julgamento, trecho de matéria publicada em “O Globo” de 9-7-2011 (pg.2)- Panorama Político – referente ao pronunciamento do Presidente Barack Obama, quando, no Dia do Veterano,  afirmou: “È graças aos soldados e aos sacerdotes que pudemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos a liberdade de imprensa. É graças aos soldados e não aos professores, que temos liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados e não aos políticos, que podemos votar”.

O assunto exposto leva à considerações profundas, nas quais a sociedade tem, significadamente, sua grande responsabilidade por não interessar-se pelos assuntos de grande relevância que a atingem. Programas neste sentido estão faltando ao Estado e aos poderes constituídos. Presume-se que algo deverá ser feito pelos órgãos competentes da Nação.
_______________________________________________________
Bernardino Capell, sócio da ABI, é jornalista, economista e membro titular do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil.