Lançado Comitê em Defesa das Florestas


07/06/2011


O mutirão para lançamento do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável funcionou. Além da ex-Senadora e ex-Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, outras estrelas participaram do evento. Estiveram presentes ao evento as atrizes Letícia Sabatella, que deu um depoimento emocionante; Christiane Torloni, que comandou o cerimonial e leu o manifesto; o ator Vitor Fazano, vários senadores, deputados e pelo menos uma dezena de entidades e líderes de movimentos sociais.
 
O encontro foi comandado por cinco entidades de porte: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI-) e a SOS Amazônia.
 
O objetivo principal do Comitê é promover uma mobilização pelo Brasil, à semelhança do Diretas Já e o projeto da Ficha Limpa. Foi aberta uma campanha que pretende coletar 1 milhão de assinaturas contrárias ao texto do novo Código Florestal, na forma como foi aprovado pela Câmara dos Deputados.
 
Para a ex-Ministra Mariana Silva, a mentalidade dos brasileiros é melhor do que a do Congresso que votou esse projeto:
— Devemos sair daqui — enfatizou ela — para ir além da agenda de conversas com líderes, partidos e com a Presidenta Dilma Rousseff, para cumprir a agenda ‘Um Milhão contra a Devastação’, afirmou Marina.
 
Segundo a ex-Ministra, o esforço de coletar 1 milhão de assinaturas contra o código e de organizar manifestações públicas será fundamental para dar respaldo àqueles que decidirão sobre a forma como o novo código será aprovado:
— Tudo depende de uma sustentabilidade ética e política, lembrou Marina que acaba de criar o Instituto Marina Silva (IMAS).
 
Christiane Torloni dividiu com Letícia Sabatella o charme e a posição cultural do movimento. Christiane, que representa o Movimento Amazônia para Sempre, lembrou a campanha Diretas Já, pela redemocratização do País:
— Na época, conseguimos colocar mais de 1 milhão de pessoas nas ruas. Acho isso perfeitamente viável, para convencer aqueles que têm de ser convencidos e de constranger aqueles que têm de ser constrangidos, disse a atriz.
 
A atriz Letícia Sabatella, que há pouco dirigiu o documentário “Os Palhaços Sagrados da Tribo Krahô”, é uma rígida defensora das questões ambientais. Sempre empresta sua imagem e seu talento na defesa e preservação da natureza. Durante o lançamento do Comitê ela fez um depoimento emocionado e, por várias vezes, pediu a palavra para complementar dados, informações e, sobretudo, motivar as pessoas para a causa em questão: o Código Florestal.
 
ABI

 
Representando o Presidente da ABI, Maurício Azêdo, o jornalista Silvestre Gorgulho lembrou a participação da entidade em todas grandes causas nacionais:
— A ABI é uma entidade historicamente comprometida com a liberdade de expressão, com a ética e nunca deixou de estar presente quando o tema ou a luta era a favor do Brasil e da sociedade brasileira, lembrou Gorgulho.
 
Gorgulho acrescentou que a recomendação do Presidente Maurício Azêdo, para a ABI integrar o Comitê Brasil em Defesa das Florestas é fazer com que a entidade participe ativamente das discussões, debates pontuais sobre desmatamento da Amazônia e sobre o Código Florestal.
— A imprensa brasileira tem papel importante na educação e na conscientização das pessoas para defesa da floresta, na divulgação dos crimes ambientais e contra o povo da floresta e, sobretudo, tem uma história quase centenária de luta por justiça social e justiça política, disse o jornalista.
 
 
* Silvestre Gorgulho é diretor da Folha do Meio Ambiente.