ABI lamenta mortes de jornalistas


03/05/2011


Ao assinalar a passagem do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, nesta terça-feira, 3 de maio, a ABI lamentou que os jornalistas enfrentem no mundo inteiro violências e ameaças que causaram a morte de 18 profissionais somente nos quatro primeiros meses de 2011. A ABI solidariza-se com as famílias desses profissionais e manifesta sua esperança de que cessem tantas violências contra os profissionais da comunicação.
 
Diz a mensagem da ABI:
 
“Neste 3 de maio celebrado como o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, instituído pela Organização de Educação, Ciência e Cultura das Nações Unidas-Unesco, a Associação Brasileira de Imprensa lamenta registrar que tão importante data seja marcada neste ano de 2011 por graves lesões aos jornalistas no mundo inteiro, com a repetição de mortes, ameaças, censura e outras práticas que violam a liberdade e punem com a perda da vida os profissionais da comunicação.
 
Informações divulgadas pela organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras dão conta de que nos primeiros quatro meses de 2011 perderam a vida no exercício da profissão nada menos de 18 jornalistas e auxiliares dos serviços de comunicação, numa escalada que gera apreensão na comunidade jornalística de todos os países.
 
A ABI solidariza-se com as famílias desses profissionais e com seus companheiros nos veículos para os quais trabalhavam e manifesta sua esperança de que cessem tantas violências contra os profissionais da comunicação.
 
Rio de Janeiro, 3 de maio de 2011
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa
Maurício Azêdo, Presidente”