Jornalista é morto na Líbia


14/03/2011


O jornalista Ali Hassan Al Jaber, cinegrafista da TV árabe Al-Jazeera, foi morto neste sábado, dia 12, por agentes de segurança do ditador Muammar Kadafi, na cidade de Benghazi, leste da Líbia. Este foi o primeiro registro de morte de um jornalista desde o início dos conflitos contra o regime de Kadhafi.
 
Natural do Qatar, Ali Hassan Al Jaber foi atingido por tiros quando um comboio da emissora foi atacado. O cinegrafista chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.  Seu colega de Al Jazeera, Nasser Al-Haddar também foi gravemente ferido e permanece internado. 
 
Em comunicado, a emissora Al-Jazeera qualificou a morte do jornalista como um “crime covarde que confirma uma campanha perniciosa do Governo da Líbia de perseguição a Al Jazeera e sua equipe”, e afirmou que o incidente não vai impedi-los de continuar a missão profissional de esclarecer o público sobre o desenrolar dos eventos na Líbia e em qualquer outro lugar.
 
“Não ficaremos em silêncio e perseguiremos os culpados pela emboscada por vias legais”, disse Wadah Khanfar, Diretor-geral da emissora.
*Com agências internacionais.