Julgamento de Assange será concluído no dia 24


11/02/2011


A audiência final do processo de extradição de Julian Assange, fundador do site WikiLeaks será realizada no próximo dia 24, no Tribunal de Belmash, em Londres, Inglaterra, onde o jornalista cumpre liberdade condicional acusado de crimes sexuais na Suécia. A data foi marcada pelo Juiz Howard Riddle ao final da audiência desta sexta-feira, 11. 

Geoffrey Robertson, advogado de defesa de Assange, pediu o adiamento da audiência para o mês de março, mas o magistrado negou. O advogado acusou o Primeiro-ministro da Suécia, Frederik Reinfeld de ter transformado Assange “em inimigo público número 1”, o que, segundo Robertson, “criou uma atmosfera tóxica na Suécia”.
 
Reinfeld rebateu as declarações de Robertson feitas na audiência de segunda-feira, dia 7, quando o advogado afirmou que Assange correrá o risco de não ter um julgamento justo, já que crimes de estupro na Suécia são julgados “a portas fechadas, em um flagrante de injustiça”. Para o advogado, “existe o perigo de que este julgamento secreto sofra com a parcialidade”.
 
WikiLeaks
 
Nesta semana, o site WikiLeaks anunciou uma parceria com blogs brasileiros para divulgar documentos das embaixadas americanas e consulados. A partir de agora, os internautas que escolherão os temas que devem ser pesquisados e publicados no WikiLeaks.

Os interessados podem definir um tema, figura pública ou evento a ser pesquisado. Os pedidos devem ser feitos ao blog da jornalista Natália Viana, colaboradora do WikiLeaks no Brasil. “Todos os pedidos serão publicados, e os temas mais pedidos terão prioridade”, diz ela.

Para a divulgação, o WikiLeaks contará com os blogs Carta Capital, Luis Nassif Online, Blog do Mello, Escrevinhador, Viomundo, Nota de Rodapé, Maria Frô, Fazendo Média, Futepoca, Elaine Tavares, Gonzum, Blog do Rovai, Blog da Cidadania, Altamiro Borges e Doutor Sujeira.

*Com agências internacionais.